Notícias

Sanepar comemora 48 anos com homenagem a pioneiros da empresa

24/01/2011

Os funcionários da Sanepar terão um importante papel a desempenhar na nova fase da empresa, que se iniciou em janeiro, marcada por uma reestruturação administrativa, qualificação profissional e busca de novos mercados. “Queremos ouvir os funcionários para modernizar a empresa e construir, juntos, este novo momento”, afirmou o diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, durante café da manhã nesta segunda-feira (24) que homenageou os 48 funcionários com mais tempo de casa, para comemorar os 48 anos de criação da companhia.

“Este é um gesto simbólico, para lembrar das pessoas que alicerçaram esta empresa e que continuam ajudando a elevar o nome da Sanepar como uma referência na área de saneamento”, disse Ghignone. Também participaram da comemoração os dois primeiros presidentes da Sanepar, Osires Stenghel Guimarães e Francisco Borsari Netto, e os funcionários aposentados Kenitiro Nagayama, crachá número 1 da empresa, Octacílio Requião (crachá número 47) e Pedro Nelson Costa Franco (crachá número 4), que falou em nome dos convidados.

O café reuniu saneparianos de todo o Estado e a homenagem surpreendeu. “Nunca fui convidado para uma confraternização como esta, foi uma iniciativa muito feliz”, disse o agente técnico administrativo, Celeste Cainelli Neto, de Goioerê, 35 anos de casa. O convite proporcionou ao agente técnico de produção, Nadir Roberto Belão, 46 anos de empresa, a possibilidade de reencontrar muitos colegas. “Pude rever velhos amigos e conhecer o pessoal novo da empresa”, contou Nadir. Ele foi contratado em 1965 e trabalha no sistema de tratamento de poços artesianos isolados, em São José dos Pinhais. Para Valdemar Fenerich, a comemoração foi dupla: ele faz aniversário no mesmo dia em que a Sanepar foi criada. Valdemar está na empresa há 35 anos e trabalha como agente técnico na área de saneamento rural. “Este é meu único registro na carteira”, contou, orgulhoso.

A agente comercial Ivanilda Castrorina Rodrigues de Quadros foi admitida em 1973, em Ponta Grossa. Já são 38 anos na companhia. “Na Sanepar vivi alguns dos melhores anos da minha vida e inclusive, conheci meu marido”, lembra Ivanilda.

Os primeiros anos — O primeiro presidente da empresa, Osires Stenghel Guimarães, que dirigiu a Sanepar de 1963 a 1967, falou dos primeiros anos da companhia e do desejo de criar uma empresa sólida para servir aos paranaenses. “Que este espírito idealista sempre norteie esta empresa e que ela continue nessa trajetória de sucessos”, afirmou Stenghel. Para Borsari Netto, que dirigiu a Sanepar de 1967 a 1971, a empresa se destaca pelo compromisso com a qualidade. “A qualidade de vida de todos paranaenses passa, obrigatoriamente, também pela Sanepar”, disse Borsari.

Criada em 23 de janeiro de 1963, a Sanepar se aproxima do cinquentenário como uma das maiores e mais eficientes empresa de saneamento do País, preparando-se para ampliar sua participação de mercado e a qualidade de seus serviços. Hoje a companhia atende 344 dos 399 municípios do Paraná e Porto União em Santa Catarina, além de 281 localidades. Nas regiões em que atua, a Sanepar atende com água tratada 9 milhões de pessoas e, com sistema de esgotamento sanitário, 5,4 milhões.


O café reuniu saneparianos de todo o Estado e a homenagem surpreendeu

Galeria