Notícias

Wófsi Yuri de Souza (o segundo, a partir da direita) em visita à Sanepar

Sanepar compartilhará conhecimento com outros países

08/07/2019

Parceria com a Agência Brasileira de Cooperação e a Agência de Cooperação do Japão visa disseminar internacionalmente boas práticas em saneamento

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) compartilhará conhecimentos de gestão, inovação e operação de sistemas de água e de esgoto com outros países, por meio de parceria com os Governos do Brasil e do Japão.

A proposta de participação da Sanepar no Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), no âmbito do Programa de Parceria Japão-Brasil (JBPP), foi chancelada pelos governos dos dois países.

Para estreitar a parceria, o coordenador-geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Wófsi Yuri de Souza, fez visita oficial à Sanepar, em Curitiba, onde se reuniu com o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, os diretores Financeiro, Abel Demetrio, de Operações, Paulo Dedavid, e o de Meio Ambiente, Julio Gonchorosky, e os gerentes de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, e de Planejamento e Desenvolvimento Operacional, Sergio Wippel.

Em visita ao Centro de Tecnologias Sustentáveis Sanepar (CETS), ele conheceu projetos e a infraestrutura de pesquisa e inovação, bem como as cooperações nacionais e internacionais já desenvolvidas pela Companhia. A Sanepar atualmente mantém relações com instituições do Paraguai, México, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Holanda, Alemanha, Coréia do Sul e Japão.

Dentro da nova parceria, a Sanepar pretende realizar, ainda em 2019, um curso internacional de boas práticas de gestão e inovação tecnológica na operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, voltado para profissionais que atuam no setor de saneamento em países africanos.

A Agência Brasileira de Cooperação é a unidade do governo federal responsável por coordenar as iniciativas de cooperação internacional desenvolvidas pelo País, em parceria com outras nações. A vinda dos participantes será garantida pelos Governos do Brasil e do Japão. A Sanepar é responsável pelo desenvolvimento do curso, com partes teórica e prática, e fará depois o acompanhamento nesses países da eventual implantação das práticas compartilhadas.

Para o presidente da Sanepar, essa cooperação é extremamente importante para a Companhia. “Somos uma empresa cinquentenária, com índices de excelência no setor e estamos em constante processo de aprimoramento. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar conhecimento para além do Brasil”, afirma.

Ele ressalta que a parceria entre a Sanepar e o Governo do Japão, por meio da JICA, gerou significativo valor para a Companhia. “Já tivemos avanços em nossos processos devido à parceria. Diversos de nossos trabalhadores já estiveram no Japão aprendendo e agora vamos compartilhar esse aprendizado.”

Para o coordenador da ABC, Wófsi Yuri, a Agência tem procurado diversificar as ações de cooperação internacional do Brasil e ampliar “a promoção internacional de instituições brasileiras de excelência, como é o caso da Sanepar, que se beneficiam tanto pelo intercâmbio de suas experiências com outros países quanto por trazerem novos conhecimentos e motivação a seus profissionais ao superar os desafios da atuação em novos contextos e realidades”.

Galeria

  • Wófsi Yuri de Souza (o segundo, a partir da direita) em visita à Sanepar
  • Reunião de Wófsi Yuri de Souza com diretoria da Sanepar