Notícias

Professor da UFPR, Ramiro Gonçalves Etchepare

Sanepar debate a relação entre saneamento, saúde e covid

25/03/2021

Evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água

Em evento gratuito, on-line e aberto ao público, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) debateu com a sociedade, nesta quinta-feira (25/3), a relação entre o saneamento, a saúde e a pandemia de Covid-19. O evento, organizado pela Gerência de Educação Socioambiental (GESA) da Sanepar, ligada à Diretoria de Meio Ambiente (DMA), teve palestras do engenheiro ambiental e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ramiro Gonçalves Etchepare, e do gestor de educação socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima. O webinar foi conduzido pela assistente social da Sanepar, Marilucia Cyrino Rodrigues, e pela socióloga Ana Carolina Rubini Trovão, ambas da GESA.

 

Doutor em Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ramiro compõe o Comitê Gestor do Projeto Rede Covid Esgotos, coordenado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). Em sua palestra, o professor fez uma análise crítica sobre a presença do vírus SARS-CoV-2 em sistemas de saneamento ambiental e uma breve revisão atualizada sobre aspectos relacionados à carga viral nestes sistemas, transferência do vírus de pessoas infectadas para diferentes matrizes aquosas, avaliação de riscos, infectividade, remoção do vírus por processos de tratamento e epidemiologia com base no esgoto.

 

Ramiro desenvolve pesquisa na área de saneamento ambiental, com ênfase no tratamento de água, em lodos de estações de tratamento de água, esgotos sanitários, águas cinzas e efluentes, reúso potável e não-potável de água, avaliação de risco de matrizes aquosas e geração e aplicações de micro e nanobolhas de ar e ozônio. Atualmente, Ramiro é representante da UFPR em um grupo de trabalho interinstitucional, coordenado pelo Instituto Água e Terra (IAT), para a regulamentação de critérios de uso racional e reúso da água no Paraná.

 

Na segunda palestra do webinário, o gestor de educação socioambiental da Sanepar Junio Lima abordou os desafios da educação ambiental no atual cenário pandêmico. “A partir de um olhar sobre os conceitos de saúde, saneamento e educação ambiental, neste momento, a educação ambiental precisa promover engajamento, pensamento crítico e, principalmente, mudança de comportamentos”, diz. Para o especialista em Gestão Ambiental Urbana, existem aspectos que devem ser potencializados na educação ambiental num tempo pós pandemia, como o diálogo, a colaboração, a inclusão e as novas tecnologias que precisam fazer parte do dia a dia de todos, especialmente dos educadores. Junio também é especialista em Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável pelaJapan International Cooperation Agency(JICA) e atua no desenvolvimento de programas de educação para a sustentabilidade e na formação professores e agentes socioambientais. Na Sanepar, coordena atividades do setor de Patrimônio Histórico e do Museu do Saneamento.

 

O webinário é parte de uma série de eventos realizados em comemoração ao Dia Mundial da Água, numa parceria entre a Sanepar e diversos órgãos.

 

CALENDÁRIO – Durante o ano de 2021, a Sanepar irá promover outros webinários gratuitos e abertos ao público, com temáticas atuais e relacionadas com a questão ambiental. Já estão previstos webinários em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, em junho, em comemoração ao Dia da Árvore, em outubro, e em comemoração ao Dia do Rio, em novembro. Para receber mais informações sobre estes eventos, escreva para planeta.agua@sanepar.com.br

Galeria

  • Professor da UFPR, Ramiro Gonçalves Etchepare
  • Gestor ambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima