Notícias

Gerente da Sanepar Nilton Perez explica benefícios da destinação correta do óleo usado

Sanepar e Núcleo de Educação de Foz fazem parceria para coleta de óleo de cozinha

08/11/2018

Parceria começa nas escolas de Foz e será estendida aos 66 colégios estaduais de abrangência do Núcleo

A Sanepar em Foz do Iguaçu firmou parceria como Núcleo Regional de Educação (NRE) para implantar o programa “Se ligue nesta ideia: sem óleo na rede!”, que prevê a coleta do  óleo de cozinha usado para a destinação correta. Alunos, professores, servidores e comunidade poderão levar o óleo usado aos colégios estaduais e na sede do Núcleo, onde haverá bombonas para receber o material.

Nos outros municípios de abrangência do Nucleo Regional de Educação, o programa será implantado em meados de 2019. “O projeto começa por Foz e depois se estende às demais cidades da região”, informou a chefe do Núcleo de Educação de Foz do Iguaçu, Ivone Müller.

A Sanepar irá promover palestras nos colégios onde as bombonas estiverem disponíveis para explicar os danos que o lançamento incorreto do óleo faz ao meio ambiente e ao processo de tratamento de esgoto. Todo óleo coletado pela Sanepar será destinado às cooperativas de catadores em cada uma das cidades onde o projeto for implantado.

O programa “Se ligue nesta ideia: sem óleo na rede!” foi criado na Sanepar em 2014, com a finalidade trabalhar a destinação correta do óleo entre os empregados da Companhia e seus familiares e evitar que o produto seja despejado na rede coletora de esgoto. “O despejo irregular no meio ambiente causa e, na rede de esgoto, pode obstruir a tubulação e até causar extravasamento”, disse o gerente da Sanepar Nilton Perez.

Em 2016, a iniciativa foi ampliada para atender a comunidade. Instituições interessadas em participar do projeto também podem ter um ponto de coleta de óleo nas suas dependências. A Sanepar doa as bombonas, cede material de divulgação e auxilia com atividades socioeducativas, como palestras e oficinas.

Galeria

  • Gerente da Sanepar Nilton Perez explica benefícios da destinação correta do óleo usado
  • Gerente da Sanepar Nilton Perez explica benefícios da destinação correta do óleo usado
  • Gerente da Sanepar e chefe do Núcleo Ivone Müller assinam parceria para projeto