Notícias

Sanepar fecha comportas da barragem do canal do Rio Alívio para realizar desassoreamento

Sanepar fará limpeza do canal do Rio Alivio em Assis Chateaubriand

18/09/2019

Nesta semana, foram fechadas as comportas da barragem; serviço de limpeza vai até final de outubro

Para manter a estabilidade na captação e produção de água na Estação de Tratamento de Água em Assis Chateaubriand, a Sanepar está programando a limpeza do fundo do canal da captação do Rio Alívio para outubro. Com o passar dos anos, o acúmulo de terra tem provocado redução do volume de água do rio e, por isso, é necessário fazer o desassoreamento.

No início desta semana, as comportas da barragem foram fechadas, e a previsão é de que em 15 dias o canal esteja seco para que a limpeza seja feita. O serviço de desassoreamento será executado até 30 de outubro.

Para fazer a limpeza, a Sanepar implantou uma adutora (tubulação de grande porte) provisória que capta água acima das comportas do canal de tubulação. Isso permite a realização do serviço de forma adequada. Segundo o gerente da Sanepar Eduardo Arrosi, o desassoreamento será feito em época de estiagem, justamente para facilitar a limpeza. “Neste período, o serviço será feito com mais rapidez, pois com chuvas não se consegue colocar as máquinas para acessar o canal.”

Enquanto a empresa estiver fazendo a limpeza, a produção de água deve cair para aproximadamente 2 milhões de litros de água por dia, abaixo da metade da produção diária, que é de 5 milhões de litros.

Para complementar a produção da estação de tratamento, a Sanepar deixará em funcionamento por mais tempo os poços de água subterrânea, o que será suficiente para atender a população.

Galeria

  • Sanepar fecha comportas da barragem do canal do Rio Alívio para realizar desassoreamento
  • Sanepar fecha comportas da barragem do canal do Rio Alívio para realizar desassoreamento