Notícias

Sanepar interliga reservatório de Uvaranas

04/10/2019

Novo centro de reservação vai reforçar o abastecimento nas vilas da região

Neste domingo (6), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza mais uma importante etapa das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Ponta Grossa. O reservatório do Jockey, em Uvaranas, deverá entrar em operação. Para isso, serão feitas as interligações de redes e anéis de abastecimento que vão transportar a água até o reservatório.

O reservatório construído pela Sanepar fica na Rua Rodrigo Otávio, no chamado setor Jockey, e tem capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água tratada. Posicionado estrategicamente para reforçar o abastecimento na região de Uvaranas, o reservatório do Jockey receberá a água após passar pelo processo de tratamento na estação localizada no Jardim Carvalho. De lá, ela segue para adutoras e redes de menor porte que abastecem diretamente os imóveis da região de Uvaranas.

Após entrar em carga, a Sanepar fará as equalizações necessárias do reservatório com os demais elementos do sistema. “O funcionamento do sistema de abastecimento é complexo, portanto, a cada nova etapa concluída, a Sanepar segue fazendo o monitoramento e os ajustes operacionais só possíveis de serem identificados com a unidade já em operação”, pondera a gerente geral da Sanepar na região Sudeste, Jeanne Schmidt.

De acordo com a gerente, foram investidos cerca de R$ 7 milhões na construção do novo reservatório. “Nesta etapa realizamos também um conjunto de obras de ampliação de adutoras e adequações operacionais que envolveram o sistema de automação, válvulas redutoras de pressão, entre outros equipamentos necessários para que o reservatório possa operar efetivamente”, explica.

A construção do reservatório e as demais obras que, gradativamente, vêm sendo feitas pela Sanepar na região de Uvaranas são importantes para melhorar as condições de atendimento para a população. “Uvaranas apresentou grande crescimento populacional nos últimos anos, com a concentração de vários conjuntos habitacionais. Com este adensamento populacional, a Sanepar precisou substituir as principais linhas adutoras por tubulações de maior porte, proporcionando um aumento de vazão para a região, de forma a suprir a demanda de consumo”, diz.

O reservatório – No sistema de abastecimento, o reservatório tem a finalidade de armazenar a água tratada. Seu objetivo é atender as demandas de emergência, manter uma pressão constante na rede de distribuição de água e atender a variação de consumo. Ponta Grossa possui quatro grandes centros de reservação: Jardim Carvalho, Centro, Jardim Los Angeles e, agora, o Jockey.

Interrupção – No domingo (6), os serviços de interligação serão feitos pela Sanepar a partir das 8h. Para a realização dos serviços, o abastecimento ficará parcialmente interrompido para a região de Uvaranas, Cara-Cará, Neves, Olarias, Estrela, Oficinas, Colônia Dona Luiza e Nossa Senhora das Graças. A normalização ocorrerá durante a noite, de forma gradativa.

Galeria