Notícias

Sanepar recebe em Dubai certificado de compensação de gases de efeito estufa

13/10/2021

Companhia irá adotar ações de conservação e preservação do Parque Rio das Onças, em Matinhos

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, recebeu nesta quarta-feira (13), em Dubai, no espaço do Paraná Business Experience, na Expo Dubai 2020, certificado de compromisso de compensação de 178 toneladas gás de efeito estufa. O documento foi emitido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) depois que a Companhia de Saneamento assumiu o compromisso de preservar o Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, no litoral paranaense. Por meio desse mecanismo, a Sanepar compensará a emissão do gás carbônico gerado no processo de tratamento de esgoto da estação Rio das Pedras, em Marilândia do Sul.

Stabile destacou a importância do certificado que, segundo ele, reafirma o compromisso da Sanepar em promover o desenvolvimento sustentável. “Estamos comprometidos com todas as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Serão cada vez mais frequentes as ações da Companhia que recuperem e promovam a preservação do meio ambiente.”

A partir de estudos feitos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Tecpar dimensionou que a área preservada do Parque Rio das Onças captura 178 toneladas de carbono por ano, o equivalente a 94% da emissão de gases de efeito estufa, em 2020, da ETE de Marilândia, no Noroeste do estado.

Mantido pelo Instituto Água e Terra (IAT), o parque tem 119 hectares. Essa Unidade de Conservação abriga um trecho remanescente de Mata Atlântica com bromélias, orquídeas e outras espécies da vegetação típica da planície litorânea do Estado. A área tem cinco trilhas, com pontes suspensas, que facilitam a travessia de trechos alagados. As trilhas somam 1,5, quilômetros que podem ser percorridos pelos visitantes.

As ações de conservação e preservação serão definidas juntamente com o IAT.

Galeria