Notícias

Presidente da Sanepar em evento de assinatura de cooperação (Foto: Pedro Ribas)

Sanepar renova parceria com Município de Curitiba e instituições da Suécia

08/06/2022

Memorando de Entendimento visa o desenvolvimento urbano sustentável e a criação de projetos inovadores

 O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, assinou na manhã desta quarta-feira (8) o Memorando de Entendimento celebrado com o Município de Curitiba, com instituições atuantes no ecossistema de inovação curitibano e com organizações suecas. A assinatura renova o programa de cooperação entre o Município de Curitiba e o Governo da Suécia, que existe desde 2013, e tem a participação da Sanepar desde 2019, com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano sustentável na construção de projetos inovadores. A cerimônia foi realizada na Prefeitura de Curitiba.

A partir dessa cooperação, a Sanepar tem participado de discussões técnicas e interagido com instituições de ensino, pesquisa e inovação suecas, além de empresas e startups da Europa, visando o uso de novas tecnologias voltadas para a melhoria de sistemas de saneamento e a promoção das economias circular, compartilhada e de baixo carbono. “Esse pacto do qual fazemos parte há três anos nos permite estabelecer parcerias que nos ajudam a melhorar os serviços para a população”, disse o presidente da Sanepar. Ele citou várias ações da Companhia de inovação tecnológica e práticas ASG que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também destacou a importância da parceria em busca do desenvolvimento sustentável que resulta numa cidade cada vez melhor para a população, com projetos de segurança alimentar, que faz a gestão sustentável de resíduos a partir de um modelo de recuperação circular de base biológica, bem como a Reserva Hídrica do Iguaçu, projeto inovador do qual a Sanepar faz parte e que contribuirá para a resiliência hídrica de Curitba e região metropolitana.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS – Também são signatárias do Memorando a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), o IVL Swedish Environmental Research Institute Ltd. (IVL), a Chalmers University of Technology e o KTH Royal Institute of Technology.

No evento, também fizeram pronunciamento o reitor da PUC-PR, Rogério Renato Mateucci; o reitor da UTFPR, Marcos de Oliveira Schiefler Filho; o reitor da UFPR, Ricardo da Fonseca; e, de forma virtual, o vice-presidente de Relações Globais do KTH, Stefan Östlund; a diretora-presidente do CISB, Alessandra Holmo; e o vice-cônsul da Suécia no Brasil, em São Paulo, Peter Johansson.

Galeria

  • Presidente da Sanepar em evento de assinatura de cooperação (Foto: Pedro Ribas)
  • Prefeito Rafael Greca mostra Memorando de Entendimento (Foto: Pedro Ribas)
  • Prefeito Rafael Greca com presidente da Sanepar e reitores das universidades (Foto: Pedro Ribas)