Notícias

Limpeza nas praias é feita diariamente num trecho de 48 quilômetros

Sanepar retira cerca de 14 toneladas por dia de resíduos das praias

22/12/2021

Serviço de limpeza das areias está sendo feito em praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e vai até março de 2022


Quase 56 toneladas de resíduos foram retiradas das areias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná nos primeiros quatro dias do serviço de coleta de resíduos, trabalho sob responsabilidade da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A atividade inclui limpeza, varrição e separação de resíduos e acontece diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, num trecho de cerca de 48 km. Na média, nesses primeiros dias de trabalho, foram retiradas cerca de 14 toneladas de resíduos por dia.

A ação faz parte da operação Verão Paraná  Viva a Vida 2021/2022 do governo do Estado. Nesta temporada, em caráter experimental, os serviços de coleta de resíduos também serão feitos em alguns dias específicos nos municípios de Morretes e de Guaraqueçaba, incluindo a sede administrativa, Ilha das Peças e Superagui. Em Morretes, a limpeza deve ocorrer às margens do Rio Nhundiaquara, numa extensão de cerca de 2,4 km.

Na limpeza das areias, são utilizados 10 quadriciclos e 10 carretinhas, com atuação de cerca de 130 trabalhadores, entre coletores, motoristas e supervisores, a maioria moradores do Litoral paranaense. Além disso, também está sendo feita a separação do lixo reciclável no momento da coleta. O serviço de limpeza na na orla vai até o início de março de 2022.

OUTROS SERVIÇOS – Além da limpeza das areias, a Sanepar também irá oferecer os serviços de cadeiras anfíbias, passarelas de acessibilidade, ducha ecológica, atividades recreativas e educativas. Essas atividades ocorrem em parceria com as secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEED) e da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF).

Com a SEED/Esportes, em todas as cinco arenas da Paraná Esportes serão desenvolvidas atividades lúdicas com foco socioambiental, especialmente em relação ao uso racional da água e destinação correta de resíduos.

 

Galeria

  • Limpeza nas praias é feita diariamente num trecho de 48 quilômetros