Notícias

As abordagens seguem protocolo de segurança para prevenção à Covid-19

Sanepar retoma trabalho educativo com a comunidade em São João do Triunfo

17/03/2021

Agentes visitarão 281 imóveis e darão orientações técnicas e ambientais

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) começa hoje (17) as vistorias técnicas ambientais nas ligações de esgoto em São João do Triunfo. Serão visitados os 281 imóveis beneficiados com rede coletora de esgoto. As vistorias fazem parte do trabalho de educação socioambiental desenvolvido pela Sanepar e tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária de São João do Triunfo. Os agentes atuarão sempre com camiseta, crachá e veículo identificados. Eles também seguirão o protocolo de segurança para prevenção à Covid-19.

Nessas vistorias, os agentes verificam se os imóveis foram ligados à rede coletora de esgoto da Sanepar de forma correta, evitando situações como a canalização da água das chuvas na rede de esgoto, verificando a existência de caixa de gordura e as ligações das águas da cozinha, banheiro e lavanderia.

Os agentes aplicam corante nos vasos sanitários, pias, tanques, ralos e saída de máquinas de lavar roupa e louça. E verificam se o esgoto com o corante chega corretamente ao dispositivo da rede na frente de cada imóvel e nos poços de visita na rua. Se preferir, o cliente poderá ele próprio fazer o lançamento do corante nos pontos orientados pelos agentes.

A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar que atua na região, Luciana Garcia, reforça a importância do serviço de esgotamento sanitário para as famílias. “Para que esse benefício seja efetivo para a saúde das pessoas, é fundamental que a interligação do imóvel ao sistema seja feita de maneira correta, contribuindo também para a preservação do meio ambiente”. A coleta e o tratamento do esgoto reduzem a incidência de doenças de veiculação hídrica e valorizam os imóveis.

Avanço – A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário beneficia diretamente cerca de 1.200 moradores de São João do Triunfo, elevando o índice de atendimento na cidade de 8% para 25%. A Sanepar investiu R$ 1,9 milhão na ampliação do serviço em São João. A obra inclui cerca de 6,3 quilômetros de redes coletoras, interceptores e outras tubulações e uma estação elevatória, que faz o bombeamento do esgoto coletado nos imóveis até a estação de tratamento.


Galeria

  • As abordagens seguem protocolo de segurança para prevenção à Covid-19