Notícias

Sanepar pede que Polícia investigue causa da anomalia na água do Rio Iguaçu

Sanepar solicita que Polícia Civil investigue causa da anomalia na água do Rio Iguaçu

17/12/2020

A empresa foi obrigada a paralisar a produção e distribuição de água da ETA Iguaçu no início desta semana. Mais de 900 mil pessoas foram prejudicadas por este crime ambiental 

Nesta quinta-feira (17), o diretor Jurídico da Sanepar Andrei de Oliveira Rech solicitou à Superintendência da Policia Civil do Paraná e Delegacia de Proteção do Meio Ambiente Paraná para que investigue a causa da anomalia na água do Canal da Água Limpa, no Rio Iguaçu. “A Sanepar está comprometida em identificar os responsáveis. A empresa não vai permitir que ações criminosas prejudiquem a saúde dos paranaenses”, diz Andrei. 

O superintendente da Polícia Civil, Silvio Rockembach, informou que uma equipe da policia irá a campo, ainda nesta quinta-feira, iniciar a investigação criminal.

A empresa disponibilizou para a Polícia todas as informações coletadas desde o início da semana quando identificou a presença de produtos “surfactantes”, com características de formação de espuma e viscosidade similar a vários tipos de detergentes. Acompanharam do diretor Jurídico, Fernando Guedes, diretor adjunto de Governança Riscos e COmpliance e o advogado Fernando Massardo. 

A anomalia identificada na ETA Iguaçu já foi totalmente solucionada.  Assim que a empresa identificou alteração na qualidade da água foi acionado o Protocolo de Atendimento a Emergências Ambientais. A produção de água na Estação foi paralisada preventivamente, visando proteger a saúde da população e danos nos processos de tratamento. A água com alteração não foi distribuída para a população.

Fake News - A empresa também está atuando junto aos órgãos policiais para apurar a responsabilidade de pessoas que divulgam e compartilham fake news. A Sanepar tem sido vítima de pessoas que tem colocado em dúvida a qualidade da água distribuída pela companhia. “Isto causa pânico e insegurança na população quanto ao uso da água, que é essencial à vida de todos”, comenta o diretor.

No site da Sanepar (www.sanepar.com.br) estão disponíveis para a população todas as informações sobre qualidade da água distribuída em cada cidade do Paraná.  Todos os dias a empresa realiza mais de 600 mil análises e mantém um rigoroso controle de qualidade dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde.  

Galeria

  • Sanepar pede que Polícia investigue causa da anomalia na água do Rio Iguaçu