Notícias

Sanepar vai atuar em novos mercados

10/02/2011

Primeiro passo é a criação da Gerência de Resíduos Sólidos

 

O diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, anunciou hoje (10) em Toledo que a nova diretoria da empresa acaba de criar a Gerência de Resíduos Sólidos, como primeiro passo para a empresa lançar-se em novos mercados. A Sanepar já trabalha nesta área nos municípios de Cianorte e Apucarana.

A meta, de acordo com Ghignone, é colocar o tema nas negociações dos contratos de concessão. “São quatro áreas que a Sanepar tem capacidade e corpo técnico para atuar: abastecimento público, coleta e tratamento do esgoto, gestão de resíduos sólidos e a drenagem urbana”, afirmou Ghignone, que desde ontem (9) cumpre um roteiro de encontros nas regionais da empresa no Oeste do Estado, para falar com autoridades e saneparianos sobre a nova estrutura da Empresa e dos investimentos para a região.

Ghignone também anunciou que está em andamento a reestruturação administrativa da Sanepar. Três gerências gerais serão instaladas, com sede em Cascavel, Maringá e Ponta Grossa. O objetivo é que, junto com as de Londrina e Curitiba, possam atuar de forma descentralizada e com autonomia para atender com mais agilidades às necessidades dos municípios, dos empregados e das áreas operacionais.

Investimentos – Nas entrevistas coletivas, tanto em Cascavel quanto em Toledo, Fernando Ghignone afirmou ainda que a Sanepar tem por compromisso ampliar o atual índice de 62% no atendimento de coleta e tratamento do esgoto para 70%, no período de 4 anos. “Para atingir este objetivo o esforço financeiro que a Sanepar terá de alcançar supera a casa de R$ 1,5 bilhão”, adiantou o diretor-presidente da empresa. Cascavel e Toledo terão, no triênio 2011/2013, investimentos da ordem de R$ 134 milhões em obras de água e esgoto.

Outro foco de atuação será ampliar o número de municípios atendidos no Paraná. Ghignone disse que as capacidades técnica, operacional e financeira da Sanepar permitem que ela firme parceria com os municípios paranaenses que ainda não contam com os serviços da Sanepar, principalmente, nos sistemas de esgotamento sanitário.

Empregados - Nas reuniões, o presidente destacou que o compromisso da nova diretoria passa prioritariamente pela reestruturação administrativa e pela qualificação e valorização dos empregados. “Serão direcionados investimentos para o corpo técnico com a retomada e ampliação dos programas de formação, treinamento, capacitação e qualificação de nossos colaboradores, que já são especializados, e preparar a empresa para o futuro”.

O funcionário Sebastião Ayrton de Oliveira Filho, de Cafelândia, se mostra entusiasmado com a nova gestão. “Gostei da forma clara e objetiva com que a diretoria expôs a proposta de reestruturação da Sanepar. Saio dessa reunião com uma grande expectativa. Tenho a impressão de que o presidente é um sanepariano há muito tempo”.


 

Galeria