Notícias

Sanepar vistoria ligações de esgoto na Lapa

08/06/2021

Serviço é realizado por pessoal identificado

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando a vistoria de mais de cinco mil imóveis na Lapa, nos bairros: Baixo da Lapa, Centro, Dom Pedro, Engenho, Montenegro, Olaria e Ronda. O serviço será feito até agosto. Técnicos verificam como os imóveis estão interligados à rede coletora de esgoto. “A ligação irregular causa transtornos para a população e para o meio ambiente, podendo causar extravasamento do esgoto nas vias públicas, refluxo dentro dos imóveis, poluição de rios e do solo”, explica o gerente geral da Sanepar em Curitiba e Região, Fábio Basso.

 

Durante a vistoria, os técnicos contratados pela Sanepar aplicam corantes nas saídas de esgoto dentro do banheiro, cozinha, lavanderia e outras saídas de água, como ralos de jardins ou pátios. As vistorias são feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

 

No caso de imóveis que tenham a ligação de esgoto irregular, o proprietário tem o prazo de 30 dias para regularizar a situação. Após esse prazo, podem ser aplicadas multas ou penalidades pelos órgãos ambientais competentes.

 

Os técnicos utilizam crachá, coletes e veículos identificados. A identidade dos técnicos pode ser conferida com a Sanepar pelos telefones: 3582-2531 e 3582-2524. Ao ligar, é importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

A Sanepar reforça que é necessário, durante as vistorias, manter todas as recomendações sanitárias indicadas pelos órgãos competentes para evitar o contágio de Covid, especialmente o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

 

Galeria