Notícias

Se Ligue na Rede vistoria ligações de esgoto em Siqueira Campos

04/02/2011

 

A Sanepar começou nesta semana a vistoriar 1.500 ligações de esgoto em imóveis residenciais na Bacia do Ribeirão Fartura, em Siqueira Campos, Norte do Estado. Os técnicos verificam se o esgoto está sendo devidamente lançado na rede coletora ou se está ligado na galeria pluvial. Com cerca de 13 mil habitantes, Siqueira Campos tem índice de coleta e tratamento de esgoto de 68%.

Segundo a gestora ambiental da Sanepar em Siqueira Campos, Soraya Queiroz Manoel, o ribeirão Fartura está poluído em toda a sua extensão. Além do lixo que se acumula em pontos do rio, há lançamento irregular de esgoto in natura. Em caso de irregularidade nas ligações, o proprietário é orientado a fazer a correção num prazo de 30 dias. A segunda vistoria será feita pela Vigilância Sanitária, por determinação da Promotoria de Meio Ambiente.

As vistorias ambientais fazem parte do Programa Se Ligue na Rede, que visa a regularização das ligações de esgoto. “A rede coletora deve receber o esgoto doméstico, como água do chuveiro, vaso sanitário, pias da cozinha e tanque, para chegar até a estação de tratamento de esgoto, onde ele será tratado e liberado no rio dentro dos padrões de qualidade que impedem a contaminação. A água da chuva de calhas e dos drenos de terrenos deve ir para a rede pluvial para então ser liberada diretamente no rio, pois não precisa de tratamento”, explica o gerente da Unidade Regional de Santo Antonio da Platina, Gladiston Cotêlo.
 

Galeria