Notícias

Equipe de limpeza na abertura oficial da operação Verão Paraná

Verão Paraná 2021/2022 terá reforço no abastecimento de água e serviços ambientais

20/12/2021

Companhia já começou a fazer a limpeza das praias com varrição, coleta e separação de resíduos

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Julio Gonchorosky, participaram no sábado (18) da abertura oficial da operação Verão Paraná - Viva a Vida 2021/2022, em Matinhos, realizada pelo Governo do Estado. Durante a temporada, serão intensificados serviços públicos como segurança, saúde, esporte, turismo, meio ambiente e educação no trânsito.

“Melhoramos nossa infraestrutura e de abastecimento e ampliamos o atendimento à população com ações socioambientais, serviços de limpeza das praias e separação de lixo. Investimos mais para seguir a determinação do Governo do Estado”, disse o presidente Claudio Stabile. Ele também agradeceu os trabalhadores que estarão envolvidos diretamente no serviços durante a temporada.

A Sanepar iniciou no fim de semana a limpeza das areias praias que será feita diariamente em 48,2 quilômetros da orla, em praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Pela primeira vez, a Sanepar fará a separação dos lixos orgânicos e recicláveis. Em Pontal do Paraná, também serão coletados cocos que serão destinados ao projeto de Reciclagem da Fibra do Coco, em parceria com a Unespar. Outra novidade será a limpeza da praia de Guaraqueçaba e da margem do Rio Nhundiaquara, em Morretes, durante alguns dias. Nos serviços de limpeza, a Sanepar está gerando diretamente 139 empregos temporários.

Como reforço ao abastecimento, a Sanepar executou uma séria de melhorias estruturais em estação de tratamento, substituição de rede e novas adutoras (tubulações de grande porte), além do monitoramento de pressão na rede em tempo real em mais 30 pontos do sistema.

Para o atendimento durante a temporada, a Companhia instalou cinco reservatórios de água modulares com capacidade de 70 mil litros de água cada, que asseguram o abastecimento nos pontos mais distantes da rede e que ficam mais vulneráveis em situações de aumento de consumo. Os reservatórios-contêineres localizam-se na praia das Monções, em Matinhos; nas praias de Canoas, Shangrilá e Pontal do Sul, em Pontal do Paraná; e no bairro Mirim, em Guaratuba.

A Sanepar também implantou 29 geradores de energia elétrica em pontos estratégicos a fim de assegurar a continuidade do abastecimento de água em caso de queda no fornecimento de energia. E estão disponíveis 17 caminhões-pipa para fazer reforços emergenciais na distribuição de água.

ACESSIBILIDADE - Em parceria com a Secretaria de Educação, Esportes, Diversidade e Direitos Humanos (SEED), a Sanepar irá disponibilizar cinco cadeiras anfíbias, que promovem banho de mar para pessoas com dificuldades motoras, e 190 metros de passarelas de acessibilidade, em quatro pontos das praias de Guaratuba e Pontal do Paraná. Feitas com material resistente ao sol, as passarelas vão ligar a calçada até o mar, facilitando a caminhada de pessoas com dificuldade motora e o transporte de cadeira de rodas e carrinho de bebê.  

Também estarão disponíveis 19 duchas ecológicas nas praias, que usam água não potável, mas tratada com cloro, para proporcionar a retirada da areia do corpo dos veranistas. Esses serviços entram em operação em 29 de dezembro.

Galeria

  • Equipe de limpeza na abertura oficial da operação Verão Paraná
  • Presidente Claudio Stabile na abertura da operação Verão Paraná 2021/2022rgio Wippel
  • Presidente conversa com equipe da limpeza das praias
  • Equipe da Sanepar que irá atuar na operação Verão Paraná 2021/2022