Visitação

[ VOLTAR ]

Centro de Educação Socioambiental Mananciais da Serra
Centro de Educação Ambiental

COMO MEDIDA DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO COVID-19, O LOCAL ADOTA A VISITAÇÃO COM RESTRIÇÕES:

  1. As visitas têm duração máxima de duas horas.
  2. Serão admitidos 3 grupos de 4 pessoas por período. Totalizando 12 visitantes a cada duas horas.
  3. Informamos que no momento não estamos realizando atendimento de grupos escolares e universidades.
  4. Para realizar a visita TODOS os visitantes deverão usar máscara e obedecer aos protocolos de distanciamento social;
  5. Cada visitante deverá levar a sua garrafa de água cheia (os bebedouros foram interditados) e o seu frasco de álcool gel. 
  6. Recomendamos ir com roupas adequadas e calçados antiderrapantes.
  7. Não é permitido: realizar acampamentos, nadar, pescar, fazer fogueiras, utilizar qualquer instrumento que produza fogo, o uso de bebidas alcoólicas, a presença de animais de estimação, som automotivos ou dispositivos sonoros, assim como a coleta de pedras, flores e frutos de qualquer espécie. Evite sair das trilhas já demarcadas, para sua segurança. Não é permitido a parada de qualquer meio de transporte na estrada de acesso. Os estacionamentos são gratuitos e de fácil acesso.
  8. TODOS os resíduos gerados deverão ser recolhidos e levados do local para a destinação correta nas lixeiras apropriadas.
  9. Não será permitida a entrada de visitantes que não tenham agendado a visita previamente, de pessoas do grupo de risco e com temperatura aferida acima de 37,8º. (conforme definido pelo Ministério da Saúde).
  10. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou representante legal. 

Atenção: Lembramos que para a visita no Reservatório do Carvalho, por se tratar de uma área de Parque Estadual e de Preservação Ambiental, é preciso a apresentação do comprovante de vacinação da Febre Amarela. Caso contrário não será permitida a visitação.

---------------------------------------

Em 1997, foi inaugurado o Centro de Educação Socioambiental Mananciais da Serra – CEAM em Piraquara, PR, com o intuito de promover atividades de educação socioambiental e formar uma nova consciência ambiental, voltada para a conservação e preservação do meio ambiente, em especial ao cuidado com a água.

Dentro deste contexto, o objetivo do CEAM é desenvolver um conjunto de atividades que sensibilize, mobilize e promova a reflexão entre o cidadão e o ambiente, a fim de internalizar conceitos e práticas sustentáveis.

Ao visitar o CEAM o visitante, por meio das atividades realizadas, tomará conhecimento de conceitos e práticas sustentáveis e assim contribuir com a preservação dos recursos hídricos.

O público participante das atividades do CEAM é diversificado. Desde estudantes, empregados, técnicos profissionais, universitários até comunidades do entorno.

A área do Mirante das Águas e a trilha do Cayuguava é aberta à visitação pública de terça a domingo.

As visitas de grupos ao CEAM acontecem de terça a sexta-feira por meio de agendamento via e-mail. É recomendada a visita em período integral.

ATENÇÃO: Por determinação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o acesso ao local está sujeito à apresentação do comprovante de vacina contra a febre amarela, em um período mínimo anterior de 10 dias. É obrigatório apresentar documento que atesta o recebimento da vacina e documento de identidade.

Aberto para:
Visitantes e estudantes do ensino fundamental a partir de 9 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino médio/técnico a partir de 14 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino superior.
Profissionais de área técnica afim.

Dias de visitação: De terça-feira a domingo
Horário: Atendimento das 09h00 às 17h30
Endereço: Estrada da Barragem, s/n - Vila Fuck (Entremar) - Piraquara - Piraquara
O que levar: Usar calçados antiderrapantes, roupas confortáveis e protetor solar. Comprovante de vacina contra a Febre Amarela e documento de identificação pessoal.

As visitas são agendadas pelo email visitas@sanepar.com.br