ESGOTO

Saneamento e qualidade de vida

A CAMINHO DA UNIVERSALIZAÇÃO

O esgotamento sanitário é um dos maiores desafios para melhorar a condição de vida e saúde dos brasileiros, por meio do combate às doenças de veiculação hídrica. É também um dos principais fatores de proteção ambiental, ao reduzir o despejo de dejetos em córregos e rios.

Com foco no aprimoramento dos serviços diretamente relacionados à saúde e à qualidade de vida dos cidadãos, aSaneparinveste de forma contínua na ampliação e na modernização do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Em 2020, a rede de coleta cresceu 4,7%, alcançando quase 38,5 mil quilômetros de extensão.

O incremento no número de economias ligadas à rede teve crescimento de 3,2%, superando o número total de 3,1 milhões de economias.

Na melhoria dos processos de tratamento de esgoto, houve investimentos em estações de tratamento modulares (pré-fabricadas), em pós-tratamento modulares e em adequações nas ETEs em operação. Todos esses esforços apresentaram melhorias significativas nos resultados das estações.

BENEFÍCIOS DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO

  • Coleta rápida, segura e adequada do esgoto residencial;
  • Tratamento adequado dos resíduos líquidos, melhorando a qualidade dos corpos hídricos receptores;
  • Mais conforto e saúde para a população, reduzindo doenças de veiculação hídrica;
  • Melhora na qualidade de vida da população atendida.

 

Em 2020 com a pandemia da COVID-19 foi levantada a hipótese de que o coronavírus esteja presente nas redes de esgoto, o que levou a Sanepar a monitorar a presença desse vírus no esgoto do Paraná – as primeiras cidades a receber o monitoramento foram Curitiba e Foz do Iguaçu. A Companhia validou os protocolos e acompanhou os principais trabalhos feitos no mundo e no Brasil, liderados pela Universidade Federal de Minas Gerais.

A Sanepar orientou os profissionais que trabalham com rede e tratamento de esgoto, com base em discussões junto à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e à academia, montou fóruns estratégicos, elaborou técnicas e intensificou a precaução, embora não esteja comprovada a transmissão fecal. A pandemia trouxe novas vias de pesquisa vinculadas à COVID-19 e sua relação com o saneamento.

 

Dados do Relatório de Administração 2020

* O termo 'economia ativa' é usado para designar todo imóvel, ou subdivisão de um imóvel, que possui uma instalação privada ou de uso comum de serviços de água e/ou esgotamento sanitário cadastrada e faturada pela Sanepar.