PRÊMIOS E CERTIFICAÇÕES

Certificados e premiações que confirmam a excelência de nosso trabalho.

Certificações

 A Sanepar foi a primeira Companhia de Saneamento Latino-Americana a ter o Certificado de Qualidade ISO 9002 e de Qualidade Ambiental ISO 14001, mantidos até hoje:

 • ISO 9001:2015 - A Sanepar foi a primeira empresa de saneamento da América Latina a obter a Certificação NBR ISO 9001 em um sistema produtor de água. O reconhecimento foi obtido em 1997 com a Estação de Tratamento de Água Itaqui, em Campo Largo. Desde aquele ano, a certificação é confirmada anualmente. Em 2010, a NBR ISO 9001 passou a ser aplicada também nos processos de Londrina, Cambé, Tamarana e distritos, abrangendo todos os processos de água (captação e tratamento de água, distribuição de água tratada), esgoto (coleta e tratamento do esgoto) e comercial (cadastro dos clientes, comercialização dos produtos e serviços, faturamento, arrecadação, cobrança e relacionamento com os clientes).

Em 2014, o escopo foi ampliado com a entrada do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba, composto por operação de barragens, captação, adução e tratamento de água, reservação e distribuição.

Embora tenha se iniciado num pequeno sistema produtor, a ISO 9001 foi responsável pela criação da Política da Qualidade na Sanepar, criação e evolução do Sistema Normativo e pela padronização de procedimentos, principalmente, do processo de produção e controle de qualidade da água, gestão de produtos químicos utilizados na produção de água e tratamento de esgoto, com a implantação da seleção e da avaliação dos fornecedores, pela padronização do recebimento e do aceite dos produtos em toda a Sanepar, além da criação de indicadores corporativos que resultaram em melhor gestão de processos.

Em 2015 a Sanepar conquistou a recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e também pelo Tecpar conquistou a certificação do processo de gestão de projetos para sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Em 2020 conquistou a certificação para os seguintes Sistemas: 1) operação de barragem, captação, adução, tratamento e reservação de água pela Gerência de Produção de Água no Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba; 2) Captação, adução, tratamento, reservação de água e tratamento e disposição final de esgoto pela Gerência Industrial Londrina; 3) Distribuição de água, coleta e transporte de esgoto e relacionamento com o cliente pela Gerência Regional Londrina; 4) Gestão de Projetos pelas Gerências de Projetos Especiais e de Projetos e Obras Nordeste; 5) Gestão de Obras para Sistemas de Abastecimentos de Água e 6) Esgotamento Sanitário pela Gerência de Projetos e Obras Nordeste.

Em 2021, a Sanepar foi recertificada no escopo, nos seguintes Sistemas: operação de barragem, captação, adução, tratamento e reservação de água pela Gerência de Produção de Água no Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba. Captação, adução, tratamento, reservação de água e tratamento e disposição final de esgoto pela Gerência Industrial. Distribuição de água, coleta e transporte de esgoto pela Gerência Regional Londrina.

 

 • ISO 14001:2015 - A Sanepar foi pioneira nas Américas, em 1999, ao obter a Certificação NBR ISO 14001 para o sistema de Foz do Iguaçu. Desde então a certificação é confirmada anualmente por organismos acreditados pelo Inmetro, demonstrando a preocupação da Companhia com o meio ambiente, com a preservação e com a conservação dos recursos naturais.

Esse sistema de gestão ambiental proporcionou a criação da Política Ambiental, com levantamento e controle da legislação ambiental relativa a todos os processos, identificação dos aspectos e avaliação dos impactos ambientais das atividades, processos e instalações da Sanepar.

Em 2013, o Aterro Sanitário de Cianorte também obteve a Certificação NBR ISO 14001, tornando a Sanepar a primeira organização de controle público a ser certificada com a ISO 14001 no segmento de resíduos sólidos.

Em 2020 a certificação relativa à Gestão Ambiental, foi aplicada aos Sistemas: 1) Captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta, tratamento e disposição final de esgoto; 2) Manutenção e operação de  redes de água e esgoto; 3) Atendimento ao cliente e comercialização de serviços de ligação de água e esgoto e processos administrativos da Gerência Regional Foz do Iguaçu; 4) Processo administrativo da Gerência Projetos Obras Sudoeste e manutenção eletromecânica da Gerência Regional Eletromecânica Sudoeste para Sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Foz do Iguaçu-PR. O Aterro Sanitário de Cianorte também recebeu a certificação para os processos de recebimento, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos, atividades de suporte operacional e administrativas e monitoramentos do aterro.

Em 2021 a certificação foi recebida pelo Sistema de Gestão Ambiental em Foz do Iguaçu e pelo Aterro de Cianorte. Em Cianorte o escopo compreende os processos relacionados ao recebimento, disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos, as atividades de suporte operacional, administrativas e monitoramento do aterro.  O trabalho em Foz do Iguaçu é: captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta, tratamento e disposição final de esgoto; manutenção e operação de redes de água e esgoto; processos administrativos da Gerência Regional Foz do Iguaçu (GRFI); atendimento ao cliente e comercialização de serviços de ligação de água e esgoto da Coordenação Comercial Foz do Iguaçu (CCFI); processo administrativo da Gerência Projetos Obras Sudoeste (GPOSO) e manutenção eletromecânica da Gerência Regional Eletromecânica Sudoeste (GEMSO) para o Sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Foz do Iguaçu - PR.

 

 

• Acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 - Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento da competência para realizar atividades de ensaios, conforme escopo de Acreditação, ao:
1) Laboratório de Maringá (Acreditação nº CRL 1501)
2) Laboratório de Cascavel (Acreditação nº CRL 1512)
3) Laboratório de Curitiba (Acreditação nº CRL 1544)
4) Laboratório de Londrina (Acreditação nº CRL 1537)

 

Durante o ano de 2021 os laboratórios da Gerência de Avaliações e Conformidades - GACF em Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá obtiveram ou mantiveram o certificado de acreditação para vários de seus parâmetros. Essa norma é reconhecida internacionalmente e é exclusiva para laboratórios de ensaio e calibração. Ela possui vários requisitos que visam garantir a competência do laboratório para fornecer resultados válidos, imparciais e confiáveis. Laboratórios em conformidade com essa norma, de modo geral, também operam de acordo com os princípios da ABNT NBR ISO 9001. O escopo acreditado está registrado na Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro sob a identificação nº 1501; 1512; 1537 e 1544.

 

• Certificado de Compromisso Ambiental: Compensação de gases efeito estufa - Em 2021, assumimos com a Tecpar o compromisso de preservar o Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, no litoral paranaense. Por meio desse mecanismo, a Companhia compensará o equivalente às emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados no processo de tratamento da ETE Rio das Pedras em Marilândia do Sul. O Certificado foi recebido em Dubai, no espaço do Paraná Business Experience, na Expo Dubai 2020.

 

 

Prêmios

 

• 2021 

INOVAINFRA Prêmio Nacional em Inovação Projeto -  O prêmio é uma iniciativa da revista especializada O Empreiteiro, e tem como objetivo, incentivar e divulgar projetos de inovação de empresas e concessionárias que atuam em diferentes áreas do setor de infraestrutura.

Fomos reconhecidos pelo projeto "Usina solar fotovoltaica no reservatório do Passaúna: energia renovável, inovação e sustentabilidade a serviço do saneamento ambiental".

Destaque indicadores Setor do Saneamento -  Em levantamento feito pelo jornal Valor Econômico, em agosto de 2021, aparecemos entre as empresas com melhor performance nos critérios de avaliação definidos pelo governo federal. São quatro indicadores avaliados: o grau de endividamento, o retorno sobre o patrimônio líquido, a margem líquida e a suficiência de caixa. A análise desses índices permite verificar a saúde financeira da empresa e sua capacidade de investimentos, bem como o seu desempenho.

Ranking top 5 Saneamento 2021 -  Na 6ª edição do Ranking 100 Open Startups e Open Innovation, 3.334 médias e grandes empresas tiveram reacionamento de Open Innovation com 2.344 startups. Ficamos entre as cinco melhores corporações na categoria Saneamento 2021.

Prêmio Campeãs da Inovação do Sul - Categoria Estatais & Filantrópicas -  Nesta primiação da Revista Amanhã, fomos destaques por promover a universalização do saneamento. Aqui foram considerados projetos, investimentos e iniciativas que garantem água tratada de qualidade a 100% da população atendida e potencializam a universalização do saneamento básico no estado.

Prêmio Valor Inovação Brasil 2021 - 1º lugar no Setor de Infraestrutura -  O prêmio reconhece as 150 empresas mais inovadoras do país, em 23 setores da economia, após avaliação de práticas de inivação das companhias que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas. Na edição do anuário, o Valor Econômico destaca a produção de biogás e de energia a partir do processo de tratamento de esgoto, projetos de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a produção de biocombustível líquido também a partir do tratamento de esgoto com alguns exemplos da inovação implantados na Sanepar.

500 Maiores do Sul - melhor do setor de serviços públicos -  Conquistamos a posição de líder do setor de serviços públicos entre os três estados do Sul no ranking 500 Maiores do Sul, do Grupo Amanhã. No Paraná, a Companhia foi avaliada como a oitava empresa entre as 100 maiores.

Prêmio WEPs Brasil 2021 -  Recebemos o troféu bronze do prêmio WEPs (Women's Empowerment Principles) Brasil 2021, pelo empoderamento feminino nas empresas, na categoria Empresas de Grande Porte. O prêmio é um reconhecimento pelos esforços da Companhia em fomentar políticas e práticas que respeitam e valorizam a mulher no ambiente de trabalho. Realizado pela ONU Mulheres, o WEPs Brasil estimula empresas brasileiras a adotarem o propósito de implantar uma cultura de equidade de gênero nas organizações.

Troféu Transparência - É a oitava vez que somos contemplados com o Troféu Transparência e a nossa quarta premiação consecutiva. A Companhia foi eleita vencedora na categoria de empresas com receita líquida de até R$ 8 bilhões e somos os únicos do setor de saneamento nesta categoria. O reconhecimento é promovido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Troféu Destaque de Melhor Demonstração Contábil -  A avaliação das demonstrações financeiras é feita por uma comissão julgadora formada por experts da área contábil da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Passar por esse crivo significa que estamos no caminho certo de divulgar nossas informações com transparência, conforme as regras contábeis, e de maneira que os dados fiquem claros e acessíveis às partes interessadas.

Upgrade do Rating Nacional de Longo Prazo da Sanepar e de suas emissões de debêntures quirografárias de AA(bra) para AAA (bra) -  A Moody's e a Fitch Rating elevaram a classificação da Sanepar para emissões de debêntures de longo prazo. A elevação dos ratings reflete a força e a previsibilidade da geração de caixa da Companhia, testada ao longo de 2020, diante de um cenário operacional desafiador, combinadas à expectativa de manutenção de reduzida alavancagem financeira e robusta liquidez mesmo com uma programação de maiores investimentos previstos nos próximos anos.

Prêmio Sesi ODS 2021 -  O projeto Caixa d'Água Boa - uma iniciativa da Sanepar, em parceria com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná - conquistou o prêmio ODS, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, do Sesi. A ação oferece gratuitamente caixas d'água para as famílias inscritas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) municipais. O reconhecimento foi concedido na categoria Poder Público, como iniciativa de "Desenvolvimento Sustentável". O projeto já atendeu 4 mil famílias em 143 municípios paranaenses.

Selo Clima Paraná Ouro -  Recebemos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo - SEDEST - o Selo Clima Paraná "Ouro". O Selo incentiva as empresas paranaenses a reduzirem a "Pegada de Carbono", para combater as mudanças climáticas, e ampliar a competitividade no contexto de uma nova economia de baixo carbono. É uma premiação para as empresas que decidem voluntáriamente medir, divulgar e reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais causadores do aquecimento global e mudanças climáticas.

Selo Ouro -  O Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) produzido pela Companhia, referente ao ano de 2020, recebeu, em setembro de 2021, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP).  O Programa, que certifica os inventários corporativos, tem o objetivo de estimular a cultura corporativa para elaboração e publicação de IGEE. 

 

• 2020 

KLX Award – Prêmio Internacional de Automação - categoria eficiência energética. O prédio administrativo da Sanepar, que tem o compartilhamento como conceito, foi laureado por sua eficiência energética para construções “verdes” em que concorreu com outros 2.500 projetos de diversas nações.

Troféu Transparência 2020

 Em outubro, a Sanepar recebeu o certificado do Troféu Transparência 2020 - 24° Prêmio ANEFAC - FIPECAFI, com patrocínio da Serasa Experian. Avaliada na categoria de empresas com receita líquida de até R$8 bilhões, a Sanepar foi premiada pela sétima vez. O Prêmio ANEFAC avalia a qualidade das demonstrações financeiras apresentadas.

Ranking Valor 1000 em Saneamento – Jornal Valor Econômico

A Sanepar é a segunda melhor empresa do país no setor Água e Saneamento, conforme o ranking Valor 1000 divulgado pelo jornal Valor Econômico, em 30 de outubro de 2020. A Companhia subiu da terceira para a segunda posição no ranking setorial.

Prêmio Campeãs da Inovação da Revista Amanhã

1º lugar do Prêmio Campeãs da Inovação, da Revista Amanhã na Categoria Estatais e Filantrópicas.

Selo Prata GHG Protocol e Selo Clima Paraná

O Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) da Sanepar recebeu o Selo Prata no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol e Selo Original pela SEDEST, programa Selo Clima Paraná, iniciativa do Governo do Estado para identificar empresas que medem, divulgam e reduzem emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Selo SESI ODS

A Sanepar recebeu o Selo de Boas Práticas relacionadas à prevenção da covid-19 e ações pós-pandemia pelo Programa Lavatórios Comunitários.



• 2019

Anuário Época Negócios 360º Ranking das Melhores Empresas do Brasil 2019 - 2º lugar no setor Água e Saneamento 1º lugar na dimensão Inovação em Água e Saneamento

Troféu Transparência 2019 - Prêmio concedido às empresas mais transparentes do Brasil pela qualidade das suas demonstrações contábeis. A Sanepar foi premiada na categoria que reúne empresas com receita líquida de até R$ 5 bilhões. A premiação é concedida pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Ranking do Grupo Amanhã 2019
Líder setorial em serviços públicos entre as 500 maiores do Sul.
17ª empresa no ranking geral das 500 maiores do Sul.
8ª empresa no ranking das 100 maiores do Paraná em VPG (Valor Ponderado de Grandeza).

Prêmio Campeãs da Inovação da Revista Amanhã - 1º lugar do Prêmio Campeãs da Inovação, da Revista Amanhã na Categoria Estatais e Filantrópicas.

II Ranking ABES da Universalização do Saneamento - Curitiba como a melhor capital em saneamento.

Ranking Valor 1000 em Saneamento – Jornal Valor Econômico - 3º lugar no setor água e saneamento – ranking realizado pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV).

Ranking Setorial Valor Inovação Brasil Edição 2019 - 3º lugar - Única Companhia Estadual de Saneamento no topo do Ranking.

Certificado de Instituição Comprometida com Causas Sociais - Certificada como parceira da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (CRIAI) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP).

Selo Ouro - Inventário de Gases de Efeito Estufa - 10 anos de Reporte do Inventário de Gases de Efeito Estufa no Registro Público do GHG Protocol.

Selo Clima Paraná Ouro 2019 - Promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEMA).

Prêmio Weps Brasil 2019 - Troféu Bronze concedido pela ONU Mulheres às empresas comprometidas com a equidade.


• 2018

Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para as seguintes Gerências da empresa: Gerência Geral Sudeste (Troféu Prata - Nível II), Gerência Industrial Londrina (Troféu Prata - Nível II), Gerência Regional Cornélio Procópio (Troféu Prata - Nível II) e finalista Rumo à Excelência: Gerência Geral Região Nororeste.

Prêmio Inovação da Gestão em Saneamento - três (3) cases foram finalistas e receberam uma placa de reconhecimento da ABES.

Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento - um (1) case foi finalista e recebeu uma placa de reconhecimento da ABES.

Prêmio Selo de Qualidade do Fornecedor da Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental – Fundações Sanepar (Nível I - “Compromisso com a Excelência”).


• 2017

Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para as seguintes Unidades da empresa: Corporativo (Troféu Bronze - Nível I), Gerência Geral Sudoeste (Troféu Ouro - Nível II), Regional Cascavel (Troféu Ouro - Nível II), Regional Pato Branco (Troféu Ouro - Nível II), Regional Toledo (Vencedora do Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento - PEOS).

Prêmio Campeãs de Inovação, na categoria Estatais e Filantrópicas, fornecido em setembro de 2017, pela Revista Amanhã.

Prêmio Campeãs de Inovação, na área de Inovação, na categoria Serviços Públicos, fornecido em abril de 2016, pela Revista Amanhã.

Prêmio Valor Inovação Brasil 2017, única empresa do setor de saneamento do Brasil e estatal paranaense mais bem colocada entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil no Prêmio Valor Inovação Brasil 2017.

Prêmio Enaldo Cravo Peixoto (Melhor Trabalho Técnico Oral) e Prêmio de Melhor Trabalho Técnico Pôster, no 28.º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

 

• 2016

Troféu Transparência Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e Serasa Experian. A premiação homenageia as empresas brasileiras que possuem clareza na publicação de suas demonstrações financeiras e reconhece a transparência corporativa. Outubro de 2016.

Maiores e Melhores da revista Exame - No setor de infraestrutura, a Sanepar está em primeiro lugar na Região Sul e em segundo lugar em nível nacional. Entre as estatais de todo o Brasil, saltou da posição 25, em 2014, para a 21.ª colocação em 2015, ano de avaliação do ranking publicado em 2016.

Ranking 360° Época Negócios - 300 Melhores Empresas do Brasil 2016 - Melhor desempenho financeiro no setor de água e saneamento com base nos resultados de 2015.

Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para as seguintes Unidades da empresa: Gerência Geral Metropolitana e Litoral (Troféu Ouro - Nível II), Regional Toledo (Troféu Ouro - Nível II), Regional Foz do Iguaçu (Troféu Prata - Nível II), Regional Cascavel (Troféu Prata - Nível II), Regional Campo Mourão (Distinção - Nível III).


• 2015

Prêmio Valor 1000, melhor empresa no setor Água e Saneamento, concedido pelo jornal Valor Econômico.

 

 • 2014

 Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para as seguintes Unidades da empresa: Regional Paranavaí (Troféu Ouro - Nível II), Regional Maringá (Troféu Prata - Nível II), Gerência Geral Noroeste (Troféu Bronze - Nível I), Regional Campo Mourão (Distinção - Nível III), Regional Umuarama (Distinção - Nível III).

 

• 2013

Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para as seguintes Unidades da empresa: Regional  Campo Mourão (Troféu Ouro - Nível II), Regional Umuarama (Troféu Prata - Nível II), Regional Foz do Iguaçu (Troféu Bronze - Nível I), Regional Paranavaí (Troféu Bronze - Nível I), Regional Toledo (Troféu Bronze - Nível I).

 

• 2012

Melhor Empresa de Saneamento do Brasil, concedido pelo jornal Brasil Econômico.

Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, concedido pelo SESI.

 Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para as seguintes Unidades da empresa: Regional Cornélio Procópio (Troféu Prata - N II), Regional Campo Mourão (Troféu Bronze - N I), Regional Toledo (Distinção - N I) 

 

• 2011

Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, concedido pela Caixa Econômica Federal.

Prêmio Expressão de Ecologia, concedido pela Editora Expressão.

Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, concedido pela Editora Segmento.

Prêmio Estande Destaque da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes).

Prêmio Selo Social, pelo trabalho voluntário no Projeto Kuka Quente, concedido pela Prefeitura de Ponta Grossa.

Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, pelo exercício da cidadania nas relações de trabalho com o projeto ‘Natal Feliz’, concedido pelo Serviço Social da Indústria.

Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para as seguintes Unidades da empresa: Regional Francisco Beltrão (Troféu Prata - N II), Regional Cornélio Procópio (Troféu Bronze - N I), Regional Umuarama (Troféu Bronze - N I), Regional Telêmaco Borba (Distinção - N II).

 

• 2010

Práticas Inovadoras em Revitalização de Bacias Hidrográficas, em seleção realizada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Prêmio Valor 1000 como Melhor Empresa de Saneamento do Brasil, concedido pelo jornal Valor Econômico, na categoria Água e Saneamento.

Prêmio Maior Empresa do Setor Serviços Públicos do Sul do Brasil, concedida pela Revista Amanhã.

Prêmio Melhor Empresa do Setor de Saneamento e Habitação, promovido pelo jornal Indústria e Comércio, com apoio da Faciap, do Instituto Indicare, da Fenacon e do Sescap/PR.

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para as seguintes Unidades da empresa:  Gerência Metropolitana Londrina (Troféu Ouro - N II), Regional Francisco Beltrão (Troféu Bronze - N I), Regional Telêmaco Borba (Troféu Bronze - N I).

 

• 2009

Prêmio Expressão de Ecologia, concedido pela Editora Expressão.

Prêmio Mário Henrique Simonsen de Excelência em Balanço Social, concedido pela Fundação Nacional de Apoio Gerencial (Funager), Brasil Rotário e Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, concedido pela Caixa Econômica Federal.

 Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), para as seguintes Unidades da empresa: Unidade de Serviço Industrial Londrina (Troféu Ouro - N II), Regional Curitiba Sul (Troféu Bronze - N I), Regional Londrina e Cambé (Diplomada - N I), Regional Francisco Beltrão (Diplomada - N I).

 

• Outros prêmios recebidos:

Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Prêmio Transparência Contábil, da Anefac, com apoio da Fipecafi, da USP e do Serasa.
Prêmio FGV de Excelência Empresarial, da Fundação Getulio Vargas.
Grandes & Líderes, da PriceWaterhouseCoopers e do Instituto Amanhã.
Prêmio Bramex Ambiental, concedido pela Câmara de Indústria, Comércio e Turismo Brasil-México.