LABORATÓRIOS

Conheça um pouco sobre a rede de laboratórios de análises da Sanepar

A Sanepar possui quatro laboratórios centrais no Paraná: em Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel, além de 153 laboratórios descentralizados de água e 20 regionais de esgoto.

Referências no setor de saneamento do Brasil, os laboratórios centrais são modernos, bem estruturados, com pessoal capacitado e certificações de qualidade como a NBR ISO 9001/2015 e NBR ISO17025/2017. Essa estrutura garante a confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas cidades atendidas pela Companhia.

No laboratório de Londrina são feitas as análises da água de sistemas atendidos pela Sanepar, nas regionais de Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina e Londrina.

Em Cascavel são feitas análises das regionais de Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Toledo, Guarapuava e Cascavel.

Em Maringá são analisadas amostras das regionais de Maringá, Paranavaí Umuarama e Campo Mourão.

As análises das demais cidades são realizadas em Curitiba – que possui o mais moderno laboratório de análises ambientais entre as empresas de saneamento do Brasil.


“Nenhum outro alimento é tão controlado quanto a água de abastecimento público que a Sanepar entrega na casa dos clientes”


Para assegurar a qualidade da água entregue aos clientes, mensalmente são realizadas mais de 600 mil análises da água, desde a captação, saída das estações de tratamento e também nas redes de distribuição. A Sanepar realiza ainda, anualmente, cerca de 7,5 milhões de análises nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água, ainda dentro das Estações e nos quatro grandes laboratórios centrais.

Autossuficência

A Sanepar é autossuficiente nas análises de 109 parâmetros da qualidade da água distribuída para a população. Os parâmetros são determinados pelo Ministério da Saúde, através da Portaria de Consolidação 5/2017, anexos XX e XXI. Entre as análises rotineiras da água estão as que verificam se há presença de pesticidas, herbicidas e de materiais organovoláteis, dentre os quais os hidrocarbonetos e os trihalometanos. Dependendo da característica, cada um dos parâmetros previstos pela Legislação deve ser avaliado com periodicidade mensal, trimestral, semestral ou anual. Os resultados são registrados e armazenados em sistema de gestão de laboratório e disponibilizados ao Ministério da Saúde

Os 4 laboratórios centrais avaliam também a conformidade do esgoto tratado conforme parâmetros e frequências às legislações nacionais e estaduais, e do lodo de esgoto tratado usado na agricultura

Acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017

Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento da competência para realizar atividades de ensaios, conforme escopo de Acreditação, ao:
1) Laboratório de Maringá (Acreditação nº CRL 1501)
2) Laboratório de Cascavel (Acreditação nº CRL 1512)
3) Laboratório de Curitiba (Acreditação nº CRL 1544)
4) Laboratório de Londrina (Acreditação nº CRL 1537)