LABORATÓRIOS

Conheça um pouco sobre a rede de laboratórios de análises da Sanepar

A Sanepar possui quatro grandes laboratórios no Paraná: em Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel, além de 153 laboratórios descentralizados de água e 20 regionais de esgoto. Referências no setor de saneamento do Brasil, são laboratórios modernos, bem estruturados, com pessoal capacitado e certificações de qualidade como a ISO 9001. Essa estrutura garante a confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas cidades atendidas pela Companhia.

No laboratório de Londrina são feitas as análises da água de 131 sistemas atendidos pela Sanepar, nas regionais de Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina e Londrina. Em Cascavel são feitas análises das regionais de Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Toledo, Guarapuava e Cascavel, totalizando 180 sistemas de abastecimento. Em Maringá são analisadas amostras das regionais de Maringá, Paranavaí, Umuarama e Campo Mourão abrangendo 163 sistemas. As análises das demais cidades são realizadas em Curitiba – que possui o mais moderno laboratório de análises de água entre as empresas de saneamento do Brasil.


“Nenhum outro alimento é tão controlado quanto a água de abastecimento público que a Sanepar entrega na casa dos clientes”


Para assegurar a qualidade da água entregue aos clientes, mensalmente são realizadas 638 mil análises da água, desde a captação, saída das estações de tratamento e também nas redes de distribuição. A Sanepar realiza ainda, anualmente, cerca de 7,6 milhões de análises nos laboratórios operacionais durante o processo de tratamento da água, ainda dentro das Estações e nos quatro grandes laboratórios centrais. 

Autosuficência

Em 2014, a Sanepar tornou-se uma das primeiras companhias estaduais de saneamento do Brasil autossuficientes na análise de todos os 99 parâmetros da qualidade da água distribuída para a população. Os parâmetros são determinados pelo Ministério da Saúde. Entre as análises rotineiras da água estão as que verificam se há presença de pesticidas, herbicidas e de materiais organovoláteis, dentre os quais os hidrocarbonetos e os trihalometanos. Dependendo da característica, cada um dos 99 parâmetros previstos pela Legislação deve ser avaliado com periodicidade mensal, trimestral, semestral ou anual. O resultado de cada amostra de água, de acordo com o tipo de análise, pode levar até três dias. Os resultados são registrados e armazenados em computador de uso exclusivo do equipamento.

Em 2019 os laboratórios centrais estão sendo avaliados pelo Inmetro-CGCRE para acreditação na NBR-ISO 17.025:2017, que define Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração.

GALERIA

Laboratório Tarumã
Eta Miringuava
Laboratório Tarumã
Laboratório Tarumã
Laboratório Tarumã
Laboratório Tarumã
Laboratório Tarumã
Laboratório Tarumã