Programa de Integridade da Sanepar

Programa de Integridade e Canal de Denúncias

 

 

O Programa de Integridade da Sanepar é composto por um conjunto de políticas, normas e procedimentos voltados para que a Companhia, por intermédio de uma governança corporativa alinhada ao seu propósito, missão e valores, pratique uma cultura de integridade onde todos e cada um de seus administradores e empregados ajam de acordo com os processos, políticas e regras estabelecidas.

Essas normas orientam para uma gestão de prevenção e mitigação de riscos atuando de maneira íntegra, honesta e agregando valores para a Sanepar do ponto de vista da sua credibilidade, confiabilidade na qualidade do serviço público prestado e na promoção de um ambiente empresarial e de negócios cada mais diversos e ambientalmente sustentável, sem corrupção, fraude ou conflito de interesses por meio de uma atuação preventiva que possibilite a detecção, monitoramento e resposta a condutas lesivas ao interesse público, ao respeito e à diversidade, aos empregados, ao consumidor, aos parceiros de negócios e terceiros em geral, ao Poder Concedente, investidores e acionistas.

O Programa aplica-se a todos os agentes de governança, empregados, estagiários, aprendizes, prestadores de serviços alocados fisicamente nas dependências da Sanepar ou atuando em nome dela, servindo de referência para fornecedores, empreiteiros, prestadores de serviço em geral e demais parceiros de negócios. Todos que interagem com ou em nome da Sanepar devem seguir as regras estabelecidas nos instrumentos de integridade e a legislação.

Conheça o programa na íntegra:

 

Portal da Transparência

O Programa de Integridade direciona para que a atuação de todos os envolvidos seja pautada nos valores da Companhia: Ética, Responsabilidade, Respeito, Profissionalismo, Competência, Comprometimento, Inovação e Transparência.

A transparência pública é um dos mecanismos mais eficientes e essenciais para o combate a fraudes e corrupção. O acesso a informações públicas é um princípio constitucional e um direito garantido a toda a sociedade pela Lei Federal n° 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação e pelo Decreto Estadual n° 10.285/2014, no âmbito do Paraná. 

A Sanepar possui um portal dedicado para este objetivo, de livre acesso, no qual o cidadão pode encontrar informações relacionadas à Companhia e sua gestão. Conheça nosso Portal da Transparência e Segurança da Informação.

 

Pilares do Programa de Integridade

 

 


A Governança é o processo pelo qual a administração é dotada de instrumentos para que o exercício do processo decisório e a implementação das decisões sejam informados e conscientes, sigam regras que aliam a busca pela sustentabilidade social e econômico-financeira e o estímulo ao ambiente íntegro na condução dos negócios.

O compromisso está relacionado ao cumprimento de suas responsabilidades em que a estrutura de governança corporativa está envolta, com o papel de subsidiar e dar os devidos direcionamentos à Companhia. 

No aspecto ambiental, a Sanepar deve cumprir seu papel ancorada no Programa de Integridade, uma vez que os serviços de saneamento prestados são diretamente relacionados ao cumprimento de legislação e à preservação do meio ambiente de forma sustentável.

As boas práticas de governança convertem diretrizes em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e fortalecer os valores da Sanepar e contribuem para o alcance de padrões de excelência na gestão, com foco em resultados, mas sempre tendo em vista a função social da Companhia.

 

Estrutura de Governança

A estrutura organizacional da Sanepar é formada pela Assembleia Geral de Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração, Comitê de Elegibilidade, Comitê de Auditoria Estatutário, Comitê Técnico e a Diretoria Executiva constituída pela Diretoria da Presidência e pelas demais: Administrativa, Comercial, Financeira e de Relações com Investidores, Investimentos, Meio Ambiente e Ação Social, Jurídica e Operações. A estrutura conta também com as Diretorias Adjuntas de Comunicação e Marketing e de Governança, Riscos e Compliance, além da Auditoria Interna.

Conheça a estrutura de governança da Sanepar:

 


Na Sanepar, a gestão de riscos corporativos é conduzida pela Diretoria Adjunta de Governança, Riscos e Compliance – DAGRC. O processo é composto por ferramentas de governança e de gestão, visando alinhar os objetivos, ações e processos, com práticas capazes de proporcionar resultados correspondentes com as expectativas dos acionistas e da Companhia em termos de apetite e tolerância ao risco definidos pelo Conselho de Administração.

O gerenciamento de riscos envolve a identificação detalhada de riscos e seus fatores, avaliação dos potenciais impactos, implantação de medidas de mitigação e planos de tratamento. Esse trabalho é orientado pela Política de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos, que estabelece os mecanismos de gestão e controle que visam à preservação e à geração de valor, em alinhamento à Missão, à Visão e aos Valores.

 

Controle Interno

Compete à Diretoria Adjunta de Governança, Riscos e Compliance – DAGRC a condução do processo de Controle Interno na Sanepar. No desenvolvimento do processo utiliza-se a avaliação dos sistemas de controles internos, mapeando os processos para a identificação dos riscos operacionais e seus fatores, seus controles e ações mitigatórias para atendimento da cadeia de valor e dos objetivos estratégicos da Companhia.

 A estrutura de controles internos segue os padrões do Committee of Sponsoring Organizations for the Treadway Comission (COSO) e pela metodologia desenvolvida pelo Instituto dos Auditores Internos – IIA, em conjunto com a Federação Europeia de Gestão de Riscos – FERMA, que adota o modelo das três linhas para o gerenciamento dos riscos e controles internos, com o objetivo de alinhar a gestão de todos os envolvidos para a criação de valor da Companhia.

 


Os instrumentos de integridade instituídos na Sanepar representam o comportamento esperado de todos os agentes de governança, empregados, estagiários, aprendizes, parceiros de negócios, fornecedores e prestadores de serviço em geral, e visam contribuir para que a Sanepar não se desvie da sua Missão, sempre de acordo com os princípios da moralidade e da ética pública pela atuação honesta e correta de todos os envolvidos nas relações trabalhistas, comerciais e empresariais que mantenha.

Código de Conduta e Integridade

O código aplica-se a todas as pessoas que fazem parte da relação comercial e de trabalho com a Sanepar, inclusive agentes de governança, empregados, estagiários, aprendizes, fornecedores, empreiteiros, prestadores de serviços em geral, e a todos os parceiros de negócios. Estes devem agir de acordo com as leis, regras, normas e regulamentações que afetam o negócio da Companhia, bem como as políticas e procedimentos internos.

ACESSE AQUI: CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DA SANEPAR

 

Regulamento Disciplinar

O Regulamento tem por objetivo estabelecer os procedimentos para a tomada de decisão, envolvendo medidas disciplinares decorrentes de violações ao Código de Conduta e Integridade, ao descumprimento de leis, normas, políticas e demais procedimentos internos.

 

Políticas Corporativas

Consoante às melhores práticas de Governança Corporativa, a Sanepar, mantêm atualizadas suas Políticas Corporativas, no ambiente de Relações com Investidores, os conteúdos encontram-se disponíveis para consulta por suas partes interessadas a qualquer tempo.


A disseminação permanente da cultura de integridade por meio de comunicação e de treinamentos é essencial para a efetividade do Programa de Integridade. Para tanto, a Sanepar desenvolve comunicação constante e treinamentos periódicos, com diferentes abordagens para cada área ou necessidade.

Com o intuito de reforçar a consciência e a cultura de integridade, são divulgados, e frequentemente lembrados, a política, o Código de Conduta e Integridade e os procedimentos para agentes de governança, empregados, aprendizes e terceiros, por meio de comunicação interna e externa.

O Código de Conduta e Integridade e as políticas da Companhia são amplamente acessíveis ao público externo, em especial aos parceiros de negócio e clientes.

 

Alertas de Compliance

Em linguagem simples e acessível, os Alertas de Compliance descrevem situações práticas, que exemplificam o dia a dia.

 

Game ETICS

O game do programa de integridade ETICS – Empreendendo Trajetos de Integridade e Compliance na Sanepar, tem como propósito disseminar a cultura de integridade na Companhia, de forma mais lúdica e de fácil comunicação.

Comunicando a integridade, prevenimos incidentes e atuamos junto às partes interessadas visando a promoção de uma sociedade mais justa, diversa e ética. 

 


A Sanepar mantém um modelo de gestão da consequência para o tratamento de denúncias, alegações e suspeitas, a fim de assegurar que todas as situações conhecidas, sejam reais ou potenciais, em desacordo com o Programa de Integridade da Companhia, sejam prontamente apuradas, de caráter privado, regidos pela CLT e instrumentos internos de integridade.

A decisão de adotar medidas disciplinares é consequência do julgamento de um ato configurado como desvio em relação ao Código de Conduta e Integridade, violação às Políticas, descumprimento às normas e procedimentos adotados pela Sanepar ou infração à legislação.

A Sanepar reforça que, para melhor condução e acompanhamento de apuração de denúncias de integridade, é importante avaliar ao mínimo os 6 passos para apuração de conduta.

 




O Programa de Integridade é a base para a criação de uma cultura organizacional, em que empregados e terceiros efetivamente prezem por uma conduta ética. Além disso, é um dos aspectos mais eficientes para diminuir a probabilidade de risco de fraude e corrupção.

Dessa forma, comprometida com a integridade e o atendimento das boas práticas de Governança, Riscos e Compliance, a Sanepar estabelece que as empresas que celebrarem contrato, consórcio, convênio, concessão ou parceria-público privada com a Companhia, cumpram o disposto no Programa de Integridade da Companhia e Programa de Integridade para Terceiros.

Os fornecedores e parceiros de negócio são respeitados e reconhecidos como agentes importantes, entre os públicos de relacionamento com a Sanepar. Os nossos Terceiros são a cara da Sanepar!

 

PILARES DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE PARA TERCEIROS

 

Due Diligence e Background Check

A Sanepar utiliza de ferramentas e de serviços especializados em Due Diligence e Background check. Essa análise é essencial para aferição dos riscos financeiros, ambientais, de imagem e reputação da Companhia e sua mitigação. A Due Diligence pode demonstrar pontos de melhorias nos processos de contratações, convênios, parcerias, entre outras formas de transações financeiras ou não com a Sanepar, além de proporcionar maior efetividade para a gestão da consequência, na redução de volume de possíveis processos de apuração por desvios de condutas e fraudes contratuais, possibilitando melhores resultados para a Companhia.

 


Declarando seu comprometimento com a diversidade humana, a Sanepar estabelece em seu Programa de Integridade o pilar da DIVERSIDADE. Este pilar consiste não somente no cumprimento da legislação e compromissos afetos aos temas da diversidade, equidade e inclusão, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos (Decreto 7.037/2009 / Decreto 6.044/2007), Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146), Legislação e Políticas Anti-discrimiação (Lei 7.437/1985, Lei 7.716/1989, Decreto 6.872/2009) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 e 6, como na promoção de um ambiente de respeito à diversidade e à equidade, livre de preconceitos e desigualdades.

A Sanepar não compactua com comportamentos discriminatórios, abusivos, desrespeitosos ou que exponham a empresa ou pessoas. Por meio do Canal de Denúncias de Integridade, a área de Governança, Riscos e Compliance presta apoio corporativo averiguando e conduzindo demandas de diversidade, equidade e inclusão registradas no canal. As tratativas são sigilosas, cuidadosamente apuradas e tratadas com acolhimento, respeito e a seriedade necessários, contando com o apoio da Assistência Social da Companhia. Toda situação que possa gerar constrangimento, ferir a legislação ou normas internas deve ser relatada no Canal de Denúncias.

 

A Companhia tem um Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, o Comitê EXISTIR, atuante em demandas corporativas para o cumprimento do disposto na Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, assessorando a Diretoria Executiva e prestando apoio direto à área de Gestão de Pessoas nas tratativas de diversidade, equidade e inclusão.

 

 

A Sanepar monitora a efetiva implementação do Programa de Integridade, com o objetivo de possibilitar a identificação de oportunidades que possam ensejar correções e aprimoramentos.

Este monitoramento pode indicar a necessidade de revisão de normas, procedimentos ou instrumentos de integridade do Programa.

Mudanças no cenário da Sanepar podem resultar em novos riscos para a Companhia. Deste modo, o monitoramento do programa permite que a Companhia responda tempestivamente a quaisquer novos riscos que venham a surgir.

 

 

Canal de Denúncias

A Sanepar dispõe de um  Canal de Denúncias independente e que garante a confidencialidade do autor do relato e daqueles que participarem da investigação sobre a violação relatada, bem como do conteúdo das denúncias.

O canal pode ser acessado pelo público interno e externo.

Sanepar repudia qualquer discriminação ou retaliação contra denunciantes que, de boa-fé, tenham comunicado transgressões e suspeitas de transgressões, ainda que sua denúncia se prove infundada.

 

 

 

O que deverá ser relatado através deste canal?

O Canal de Denúncias está disponível a todos, 24 horas por dia, 07 dias por semana, pela internet, através da linha telefônica gratuita 0800 580 3756 ou do site. As denúncias são totalmente anônimas, jamais identificando sequer o IP do equipamento ou o telefone de origem do relato.

No Canal de Denúncias poderão ser registradas ações e condutas que firam o Código de Conduta e Integridade da Sanepar, ou leis e regulamentos vigentes, como por exemplo:

  • Ameaça ou agressão física
  • Assédio moral / sexual
  • Conduta inadequada
  • Corrupção / suborno
  • Discriminação / preconceito
  • Favorecimento / conflito de interesses
  • Fraude
  • Irregularidades em contratos e licitações
  • Quebra de sigilo / uso indevido de informações
  • Roubo, furto ou desvios de materiais e/ou equipamentos
  • Uso de drogas entorpecentes / álcool
  • Uso indevido de bens da Companhia
  • Violação à legislação / danos ao meio ambiente
  • Violação de leis, normas, políticas e procedimentos internos

Para reclamações, elogios, informações ou denúncias de serviços (fraude na ligação de água e esgoto, despejo irregular de água e esgoto, irregularidades em serviços realizados pela Sanepar), na condição de cliente, entre em contato a Ouvidoria da Sanepar.