Notícias

O espetáculo aborda reflexões sobre como o mau uso da rede coletora do esgoto pode prejudicar o meio ambiente

“Meu Esgoto Favorito” envolve alunos da rede municipal

26/11/2013

O espetáculo, que aborda reflexões sobre mau uso da rede coletora, foi apresentado para 300 alunos de escolas municipais

A peça teatral “Meu Esgoto Favorito” foi apresentada para cerca de 300 alunos de escolas municipais de Cornélio Procópio, nesta segunda-feira (25), por ocasião do Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro. O espetáculo aborda reflexões sobre como o mau uso da rede coletora do esgoto pode prejudicar o meio ambiente e também a saúde da comunidade. O projeto, piloto no Estado, foi lançado em Londrina no mês de julho, passou por Apucarana em outubro e esteve em Santo Antônio da Platina na última sexta-feira (22).

Na história, que se passa em algum lugar do Brasil, "Menino" investiga quem é o culpado pela rede de esgoto ter estourado próximo à quadra de futebol do seu bairro, quando descobre que todo mundo pode ter colaborado para a situação. Descobre-se que o morador “Venâncio” joga o óleo da fritura dos salgados do seu bar na pia da cozinha; que dona “Iolanda” joga fraldas no vaso sanitário e que até o bibliotecário, referência de sabedoria no bairro, o senhor “Rangel”, está jogando lixo no lugar errado. Ao todo, são sete personagens interagindo com o público e buscando a reflexão sobre seu comportamento.

Durante os 45 minutos de espetáculo no Centro Educacional Lar Menino Jesus Adolescente, em Santo Antônio da Platina, os 120 alunos, entre 6 e 14 anos, estiveram atentos desde a primeira cena, sentiram-se envolvidos e até admitiram que já fizeram algo que não deviam na hora de usar o banheiro. Lucas Matheus Carvalho Juventino, 11 anos, foi exemplo de sinceridade. Ele disse que já jogou papel no vaso sanitário e que nunca mais fará isto. “Agora sei que dá para ajudar a preservar o meio ambiente só fazendo a coisa certa”. Impressionado com o figurino do personagem “Esgoto”, ele associou: “Além disto, pode até dar problema dentro da minha casa. Podem aparecer ratos por lá”, comentou.

Amanda Rayane da Silva Perez, de 14 anos, gostou da ideia de investigação que a peça propôs. “Eu já sabia como a gente deve cuidar da água, como, por exemplo, não jogando lixo no esgoto. Eu tento fazer a minha parte”, comenta. A irmã Juliana Santos Aragão, responsável pela supervisão e apoio no Lar, elogiou a forma de interação com os alunos. “A dinâmica e os exemplos do cotidiano ajudaram a entender que um pequeno ato, dentro de casa, pode surtir um efeito indesejado na natureza”. Para ela, as crianças deverão reproduzir as estórias do espetáculo pelo bairro e até educar os membros da família. “Eles permaneceram atentos a todos os movimentos. Parece que absorveram 100% do conteúdo”, destaca.

O Lar Menino Jesus Adolescente fica no bairro Aparecidinho III, região bastante carente de Santo Antônio da Platina, e é um dos beneficiados pela obra de ampliação da rede coletora de esgoto, recentemente concluída.

Cornélio Procópio – Cerca de 300 alunos, da 4.ª e 5.ª séries do Ensino Fundamental, são esperados no Centro Cultural de Cornélio Procópio, nesta segunda-feira, 25. A peça “Meu Esgoto Favorito” será apresentada a partir das 14h. A promoção é da Sanepar e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

Sobre a peça – O espetáculo “Meu Esgoto Favorito” é direcionado para o público infanto-juvenil. O tema principal é o processo de tratamento de esgoto e o destino dado para a água utilizada nas pias da cozinha e do banheiro, ralos, tanques, máquinas de lavar roupas e os vasos sanitários. A peça aborda a importância da rede coletora de esgoto para a saúde pública e ambiental da cidade. O texto e a direção são do grupo Plantão Sorriso, organização cultural com atuação reconhecida em hospitais de Londrina e região, com a técnica de palhaço.

Galeria

  • O espetáculo aborda reflexões sobre como o mau uso da rede coletora do esgoto pode prejudicar o meio ambiente
  • O espetáculo aborda reflexões sobre como o mau uso da rede coletora do esgoto pode prejudicar o meio ambiente
  • Exemplos do cotidiano devem levar crianças a reproduzir as estórias do espetáculo pelo bairro e até educar os membros da família
  • Alunos e professores do Lar Menino Jesus Adolescente com atores e produtores da peça e representantes da Sanepar