Notícias

Registro do Simepar mostra que média de abril foi a mais baixa

Abril foi o mês mais seco dos últimos 12 meses

03/05/2021

Alerta da Sanepar é para que população mantenha uso racional da água

O mês de abril encerrou-se como o mês mais seco dos últimos 12 meses na Região Metropolitana de Curitiba. As chuvas somaram 8,8 milímetros, cerca de 10% da média histórica de abril, que é de 81,8 mm, conforme registro do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Essa tendência repete o cenário de março, que também já havia sido o mais seco das médias históricas de março, em 24 anos, e confirma as previsões dos institutos de meteorologia de um período com chuvas abaixo da média entre o outono e o inverno deste ano.

Nesta segunda-feira (3), a média dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) está em 54,08%. No último dia de março, o índice estava em 60,79%.

“Embora já houvesse a previsão de poucas chuvas, a situação em abril superou negativamente as nossas expectativas porque ficaram muito abaixo da média. A população tem colaborado até agora com o uso econômico da água e mantemos esse alerta para que esses hábitos de economia sejam mantidos para passarmos os próximos meses com níveis mínimos de reservação”, disse o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Julio Gonchorosky.

A Sanepar mantém seus investimentos e tem antecipado obras estruturantes para mitigar os efeitos da crise hídrica. Estão em andamento em Curitiba as obras de construção de mais quatro reservatórios e a implantação de 107 quilômetros de rede que vão melhorar o sistema de distribuição de água na Região Metropolitana. Além disso, está antecipando a captação de água do Rio Capivari para reforçar a Barragem do Iraí e vai iniciar em breve captação de água da Bacia do Rio Verde.

Galeria

  • Registro do Simepar mostra que média de abril foi a mais baixa