Notícias

Aos 48 anos, Sanepar renova gestão e quer crescer em novos mercados

21/01/2011

Um café da manhã com os 48 funcionários com mais tempo de casa, de todas as regiões do Estado, marcará nesta segunda-feira os 48 anos de criação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Criada em 23 de janeiro de 1963, a empresa se aproxima do cinquentenário como uma das maiores e mais eficientes do setor de saneamento do País preparando-se para ampliar sua participação de mercado e a qualidade de seus serviços.

“A Sanepar é uma das mais importantes empresas do setor no Brasil e precisa ser fortalecida com uma gestão primorosa e investimento permanente no desenvolvimento de seus colaboradores, para que volte a ser referência no Brasil e na América Latina”, afirma Fernando Ghignone, diretor-presidente da empresa.

Hoje a companhia atende 344 dos 399 municípios do Paraná e Porto União em Santa Catarina, além de 281 distritos ou localidades de menor porte. Nas regiões em que atua, a Sanepar atende com água tratada 9 milhões de pessoas e, com sistema de esgotamento sanitário, 5,4 milhões de pessoas. O cenário era muito diferente quando a Sanepar foi criada, em 1963. Apenas 8,3% da população era atendida com água tratada e uma parcela ainda menor, 4,1%, com rede de esgoto. Das 221 sedes municipais existentes na época, 19 contavam com os serviços de água e esgoto e 37 somente o de água.

Ampliar participação de mercado com coleta e destinação de lixo

Para crescer, a Sanepar atuará em três frentes: qualificação permanente de seus funcionários, trabalho integrado com secretarias e órgãos do Estado e busca de novos mercados. Os 6.500 funcionários devem ser os primeiros a perceber o estilo da nova diretoria, que assumiu em janeiro. “Vamos retomar e ampliar os programas de formação, treinamento, capacitação e qualificação de nossos colaboradores e preparar a empresa para o futuro”, diz Ghignone.

O trabalho integrado com as secretarias e órgãos do Estado já começou. “Estamos conversando com secretarias como as da Saúde, da Educação, da Agricultura e com órgãos como o IAP e o Instituto das Águas, para desenvolver projetos conjuntos e, assim, reduzir custos e ampliar resultados”, explica o diretor-presidente.

Um dos novos mercados que empresa pretende participar é o da coleta e destinação de lixo dos municípios. Uma primeira concessão já foi conquistada em 2002, em Cianorte, onde a Sanepar implantou uma solução regionalizada para a destinação de resíduos sólidos, que atende também aos municípios de Terra Boa e São Tomé. “Temos todas as condições de crescer também nesse mercado, numa atividade complementar aos serviços que já prestamos”, avalia Ghignone.

Qualidade premiada

O currículo credencia a empresa, que acumula prêmios em diversos segmentos de atuação. Foi a primeira empresa a receber a ISO 9002 para o sistema produtor de água, o Itaqui – Campo Largo, mantido até hoje. Também foi pioneira ao receber a certificação ISO 14001 para um sistema completo de água e esgoto, em Foz do Iguaçu.

Foi ainda em razão desse esforço e do engajamento dos empregados que a Sanepar recebeu no final do ano passado três troféus do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), a mais importante premiação do setor de saneamento. Nas 14 edições do prêmio, foram conquistados 23 troféus e quatro diplomas. Pela quarta vez, a Sanepar foi também a campeã setorial de 2009 na categoria Água e Saneamento do prêmio Valor 1000, concedido pelo jornal Valor Econômico. Um atestado de excelência na prestação dos serviços e do compromisso com a população do Paraná.

          
Fernando Ghignone,           Sede Adminstrativa da Sanepar
diretor-presidente
da Sanepar

Galeria