Notícias

Mudas formam cortinas verdes para minimizar os efeitos da emissão de gases gerados nas ETEs

Árvores formam "cortina verde" nas estações

07/11/2012


A Sanepar está plantando seis mil mudas de árvores para formar uma "cortina verde" nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) das cidades de Pato Branco, Mangueirinha e Palmas. As cortinas verdes são formadas por três fileiras de árvores e têm a função de reduzir os efeitos dos gases emitidos pelo processo de tratamento.
A padronização vegetal das ETEs foi definida pelos critérios de reflorestamento e paisagismo, contemplando também os aspectos estéticos, de segurança, conservação e manejo da estação. Em Pato Branco, o trabalho já foi concluído com o plantio de 1,9 mil mudas de espécies nativas como aroeira e angico. Além destas, foram plantadas mudas de jasmim branco e amarelo, para a ornamentação da área.
As ETEs, em sua maioria, são construídas em locais afastados, mas com o crescimento das cidades, a vizinhança é gradativamente ocupada. As casas são construídas próximas das estações, sem respeitar a distância adequada, o que gera reclamações, entre os novos moradores, por causa do odor dos gases. “A implantação das cortinas verdes é resultado de pesquisas realizadas pela Sanepar, que indicam as espécies mais adequadas”, explica o gerente da Sanepar de Pato Branco, Aderbal Roncatto.
Até o final do ano serão concluídas as cortinas verdes de Mangueirinha e Palmas. O trabalho também será feito nas ETEs de São João, Clevelândia, Coronel Vivida e Chopinzinho. “Além de melhorar o aspecto visual e minimizar odores, o plantio de árvores pela Sanepar atende à legislação ambiental, quanto às áreas de preservação permanente”, diz Marilucia Cyrino Rodrigues, assistente social da Sanepar em Pato Branco, e coordenadora do projeto.

Tratamento – Em todos os sete sistemas de tratamento de esgoto da microrregião de Pato Branco, a Sanepar utiliza o sistema de tratamento anaeróbio. O processo de tratamento anaeróbio se dá pela estabilização dos resíduos pela ação de microorganismos, na ausência de ar ou de oxigênio elementar.
Este processo é realizado no Reator Anaeróbio de Lodo Fluidizado (Ralf),  com tecnologia desenvolvida  pela Sanepar. Este sistema não precisa de outros tipos de energia suplementar, e produz biogás, que pode ser utilizado como combustível. Outra vantagem é que este tipo de planta industrial não requerer amplo espaço físico.

Galeria

  • Mudas formam cortinas verdes para minimizar os efeitos da emissão de gases gerados nas ETEs