Notícias

Para gestora socioambiental, Juliana Brandani, ao reduzir o consumo de água tratada preservamos os recursos hídricos

Atitudes simples podem contribuir para reduzir o consumo

13/01/2015

Economia familiar e preservação do meio ambiente andam juntas quando o assunto é usar a água com racionalidade

O consumo responsável tem sido apontado como um dos grandes aliados na preservação do meio ambiente. Quando o assunto é água, isso se torna ainda mais importante, já que este é um recurso finito, que precisa ser preservado para que esteja disponível. Mudar hábitos simples no dia a dia pode trazer benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia familiar.

De acordo com o diagnóstico do Sistema Nacional de Saneamento, a média de consumo de água por habitante no Brasil é de 167,5 litros por dia. O relatório foi feito com base nos dados do ano de 2012. No Paraná, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) registrou em 2013 um consumo diário de 124 litros por pessoa. Este índice ainda é alto se comparado com as orientações da Organização das Nações Unidas, que indica como suficiente um consumo de 110 litros por pessoa.

Segundo a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Juliana Gonçalves Brandani, pensar de onde vem e para onde vai o produto que consumimos é uma das principais preocupações que se deveria ter para contribuir com a preservação do planeta. “Muitas pessoas não se dão conta que a maioria dos alimentos que compramos, por exemplo, precisam de água para serem produzidos. Desde carne a verduras e até mesmo enlatados. No entanto, temos apenas 0,3% de água doce disponível no planeta. Por isso, não existe outra solução que não seja economizar”.

Atitudes simples no dia a dia podem contribuir para mudar o comportamento e reduzir gastos. Ao lavar a roupa, por exemplo, deve-se utilizar a capacidade máxima da máquina e aproveitar a água usada para lavar calçadas. No banheiro, as descargas com válvulas na parede ou caixas acopladas devem estar sempre bem reguladas. As caixas acopladas são as melhores escolhas para reduzir o consumo. “Ao reduzir o consumo de água tratada estamos colaborando para preservar os recursos hídricos, uma vez que o volume de água captada para o abastecimento também reduz”, explica Juliana.

COLOCANDO EM PRÁTICA - Cuidados na hora do banho também ajudam a economizar. O proprietário do Hotel Baviera e do Hotel Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, Nelson Seibet, trocou os chuveiros tradicionais instalados nos banheiros dos apartamentos por modelos mais econômicos. Segundo ele, esta medida ajudou na redução do consumo do Hotel Baviera. “O gasto de água hoje é a metade do que há dez anos”, disse. O hoteleiro já está planejando a reforma e troca de equipamentos também no Hotel Três Fronteiras.

O gerente do Hotel Baviera, Alex Douglas Ribeiro, explica que foram trocadas as instalações hidráulicas de 23 apartamentos e instalados mais 62 novos equipamentos. “Quando ampliamos o hotel, aproveitamos e modificamos também o sistema de aquecimento. Todos os chuveiros elétricos foram substituídos por este novo modelo que, além de reduzir o consumo de água, utiliza o sistema de aquecimento solar”, completa.

Além dos hábitos do dia a dia, a preocupação com vazamentos não deve ser esquecida. Eles são os maiores vilões no combate ao uso racional. A revisão nos encanamentos e o conserto de torneiras pingando são as primeiras medidas que devem ser tomadas.

“Não existe solução milagrosa. É preciso mudar o comportamento para que tenhamos bons resultados. Cada um de nós pode fazer sua parte e consumir água de maneira sustentável”, destaca Juliana.

Veja algumas dicas de como usar adequadamente a água tratada:

- Usar a água de maneira racional é um fator de consciência ecológica e também significa economia de dinheiro.

- Reduza o tempo do banho e o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba.

- Prefira vasos sanitários que utilizam menos água para a descarga.

- Não deixe a torneira aberta o tempo todo enquanto lava a louça.

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- Lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

- Lave o carro usando balde: isso economiza água.

- Quando viajar, feche o registro da entrada de água, evitando desperdícios e vazamentos.

- Quem tem piscina de fibra ou de alvenaria em casa, deve fazer manutenções periódicas para garantir a qualidade da água, a saúde de quem usa a piscina e ainda economizar água.

- A complementação do nível da piscina deve ser feita fora dos horários de consumo elevado - antes das 10h e depois das 22h.

- Quem quer ter piscinas plásticas, deve escolher a piscina de forma consciente. Uma piscina de 5 mil litros armazena água suficiente para abastecer uma família de até quatro pessoas por 15 dias. Por isso, a água destas piscinas não precisa ser descartada todos os dias para não comprometer o abastecimento para outras famílias vizinhas. Economizar água nessas situações é muito mais do que agir de maneira sustentável. É ser solidário com outros moradores da sua região.

- A dica para quem tem piscinas plásticas é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada. Além de evitar que sujeiras caiam na água, também evita-se que a incidência da luz solar provoque a eutrofização, processo que provoca a proliferação de algas na água e também a aparição de outras bactérias. Cobrir a piscina também evita que ela se transforme em foco do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças (Aedes aegypti).

- Sempre que houver interrupção no abastecimento, a recomendação da Sanepar é para que seja priorizado o uso da água para a alimentação e higiene pessoal.

- Todo imóvel deve ter caixa-d’água adequada ao número de pessoas que moram no imóvel, suficiente para o abastecimento por 24 horas. Escolha o tamanho adequado ao seu imóvel:

500 litros – para até 4 pessoas
750 litros – de 5 a 6 pessoas
1000 litros – de 7 a 10 pessoas

Galeria

  • Para gestora socioambiental, Juliana Brandani, ao reduzir o consumo de água tratada preservamos os recursos hídricos