Notícias

Atividades em Pato Branco, Beltrão e Guarapuava

04/06/2013

Ações da Sanepar incluem palestra para empresários, peça de teatro, exposição e coleta de lixo eletrônico

A Sanepar participa das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava com atividades empresários, estudantes e clientes. A data de 5 de junho foi instituída pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1972, em Estocolmo, com a finalidade alertar a população sobre os perigos e ameaças contra o meio ambiente e para promover ações de proteção e preservação da natureza.

Em Francisco Beltrão, os eventos iniciaram hoje (terça-feira). A Associação Comercial e Industrial da cidade abriu a pauta da sua reunião semanal para que a Sanepar apresente os procedimentos adequados que devem ser adotados na comercialização de materiais e na execução das ligações domiciliares de esgoto. Os técnicos da empresa vão explicar o padrão normativo e os procedimentos para instalação de caixas de gordura, oferecidas pelo comércio local. “A ligação executada de forma adequada evita danos no sistema de coleta e tratamento e transtornos e prejuízos aos usuários dos serviços”, explica o gerente regional Celço Arisi, que apresentará aos empresários um panorama dos investimentos que a Sanepar está fazendo na cidade.

Nesta quarta (5), a peça teatral O Gato de Botas e a Fada da Saúde irá abordar questões ambientais junto aos alunos da Escola Estadual Leo Flach, no Bairro Padre Ulrico. Na escola está sendo implantada a rede coletora de esgoto. A apresentação inicia às 9h30. A Sanepar já programou mais duas apresentações da peça, direcionadas à comunidade escolar, para o dia 17 de junho. Os espetáculos serão exibidos nesta data às 9h30 e às 15h30, no Espaço da Arte.

Pato Branco - As comemorações em Pato Branco, em parceria da Sanepar, com a Prefeitura e a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), serão na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, das 9 às 16 horas, nesta quarta-feira (5). No estande da Sanepar, estarão em foco o Programa Se Ligue na Rede, que busca orientar a população sobre a obrigatoriedade e a forma adequada da execução da ligação dos imóveis ao sistema de coleta e tratamento do esgoto. A Sanepar está executando 13 mil metros de redes coletoras de esgoto no Bairro Alvorada e no Jardim Floresta. Estão sendo investidos R$ 1,4 milhão para atender à reivindicação dos moradores dos dois locais.

No mesmo espaço, serão divulgadas as ações do Projeto Fundo Azul, em execução na bacia do Rio Pato Branco, manancial de abastecimento da cidade. O projeto contempla a readequação de cerca de 4 quilômetros de estradas rurais e o monitoramento da quantidade de sólidos que são arrastados para dentro do manancial. O trabalho tem custo estimado de R$ 158 mil, divididos entre o município, a Sanepar e a UTFPR.

Guarapuava - Em Guarapuava, a Sanepar participa da Semana do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura Municipal. Várias atividades estão programadas. Entre elas, a coleta de lixo eletroeletrônico, que deve ocorrer hoje (4) e no sábado (8). A Prefeitura vai disponibilizar um ponto de coleta no Calçadão da XV, e a Sanepar terá seu próprio ponto de coleta. Para o descarte de pilhas e baterias, o ponto de coleta permanente é no Banco Santander.

A arrecadação do lixo eletrônico está sendo estimulada entre os empregados da Sanepar de toda a região de Guarapuava. O lixo pode ser enviado por malote ou entregue aos representantes da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social na cidade. O lixo eletrônico será encaminhado a uma empresa de reciclagem especializada em Curitiba.

No dia 5, quarta-feira, a Sanepar participará da IV Mostra de Ações em Defesa do Meio Ambiente, na Faculdade Campo Real. A companhia participa todo ano do evento e, nesta edição, a Sanepar levará ao público acadêmico e visitantes da feira informações sobre o programa Se Ligue na Rede e sobre o uso e eficiência do lodo agrícola.

Também no dia 5, a empresa participa da Feira de Boas Práticas Ambientais, em Candói, promovida pela Prefeitura Municipal. No dia 6, a Sanepar expõe seu trabalho na programação da Semana de Meio Ambiente da Escola Municipal Pedro Carli, durante todo o dia, para alunos de 6.ª a 9.ª séries e do ensino médio.

 

 

Galeria