Notícias

No sábado (22), quem passou pelo Calçadão de PG pode participar de uma pesquisa em relação à economia de água

Atividades pelo Dia Mundial da Água continuam em Ponta Grossa

25/03/2014

Sanepar realiza ações em escolas, instituições e empresas da cidade

O Dia Mundial da Água continua a ser lembrado em Ponta Grossa e região. Nesta quarta-feira (26), a Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar apresenta palestra educativa para crianças e adolescentes da AABB Comunidade, em parceria com a instituição e a Secretaria Municipal de Ação Social, a partir das 9 horas. 

Na terça-feira (25), cerca de 300 funcionários da indústria Águia Química receberam orientações sobre o uso racional da água e puderam esclarecer dúvidas sobre os serviços da empresa e os processos de tratamento de água e esgoto. Também na terça-feira, houve palestra direcionada às crianças que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social do Núcleo Santa Luzia. “Gostei de saber de onde vem nossa água e que precisamos ajudar a cuidar dela”, diz Adrian Opata, 10 anos. As crianças também receberam um alerta sobre os cuidados necessários para evitar ataques de cães durante a realização do trabalho de leitura do hidrômetro da Sanepar. 

No sábado, quem passou pelo Calçadão da Rua Coronel Cláudio pode receber informações sobre a importância do uso consciente da água e participar voluntariamente de uma pesquisa em relação à economia de água. A atividade foi feita em parceria com alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente e do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage). 

HISTÓRIA - A história do abastecimento público de água em Ponta Grossa também recebeu destaque nas atividades pelo Dia Mundial da Água. Um resgate desde a época dos chafarizes, passando pelos rios que já serviram como mananciais para a cidade, até a estrutura atual de abastecimento foram apresentados para mais de cem alunos e professores do Colégio Estadual Polivalente, que também marcaram o Dia Mundial da Água lembrando os resultados do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, desenvolvido em 2013 através de uma parceria com a Sanepar e a Unilivre. 

“A oportunidade de reflexão que a Sanepar nos trouxe sobre como estamos utilizando a água é muito importante. Saindo do Paraná vemos, em outros Estados, que a falta de água é uma realidade constante. Somos privilegiados por nossos recursos hídricos, mas não é por isso que podemos desperdiçá-la”, destacou o professor Carlos Augusto Vieira, mestre em Microbiologia. 

Além das palestras em escolas, empresas e instituições, a programação alusiva ao Dia Internacional da Água segue até o dia 2 de abril, incluindo oficinas, reuniões comunitárias e o Lançamento da segunda edição do Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, nas cidades de Ponta Grossa, Castro e Reserva. 

De acordo com a gestora socioambiental Luciana Garcia, as ações educativas visam sensibilizar a população sobre a importância da água, da preservação do meio ambiente e estimular o consumo racional da água.

Galeria

  • No sábado (22), quem passou pelo Calçadão de PG pode participar de uma pesquisa em relação à economia de água
  • Crianças do CRAS Santa Luzia aprenderam sobre o ciclo da água e cuidados com cães para evitar acidentes nos dias de leitura do h
  • Mais de cem alunos do Colégio Polivalente participaram da atividade
  • A história do saneamento e o programa Se Ligue na Rede foram apresentados para funcionários da indústria Louis Dreyfus