Notícias

Calor intenso e elevação no consumo de água colocam a Sanepar em alerta em cidades do Noroeste

27/12/2021

O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal

A falta de chuvas, o aumento das temperaturas e a elevação no consumo de água colocam a Sanepar em alerta na região Noroeste do Estado. Com as vazões reduzidas nos mananciais e com a queda nos níveis dos reservatórios que abastecem os moradores existe a possibilidade de ocorrer falta temporária de água ou baixa pressão nas redes de distribuição de água. As cidades mais atingidas são Goioerê, Iretama, Paranavaí, Porto Rico, além dos distritos de Águas de Jurema, em Iretama, e Bredápolis, em Janiópolis.

O Paraná vive a mais severa estiagem dos últimos 90 anos. O momento requer muito cuidado e uso racional da água. O governo do Estado ampliou para mais seis meses o decreto de emergência hídrica no Paraná.

Na região de Umuarama, também houve queda de vazão nos mananciais, mas o maior impacto são as altas temperaturas que ocasionam aumento no volume da água consumida. Além de Umuarama, em Cianorte, Francisco Alves, Iporã e Douradina as unidades da Sanepar operam no limite da capacidade. O consumo aumentou, nestes últimos dias, 15% a mais do que o registrado no mês de novembro.

É fundamental a colaboração de todos no uso econômico da água tratada, evitando desperdícios e priorizando o seu uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. É recomendado reutilizar a água da lavagem e do enxágue de roupas. Reduza especialmente o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.

Conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante que todos os imóveis tenham reservatórios. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, avise imediatamente a Sanepar pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, que é feito pelo telefone 0800 200 0115, durante 24 horas por dia. Para tirar dúvidas sobre a situação do seu imóvel, ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

DICAS DE ECONOMIA

Feche a torneira- Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Isso evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados.

Hora do banho- Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem aproximadamente 70 litros de água.

Basta um copo- Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Feche a torneira.

Use a vassoura- Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água potável para esse serviço. Reaproveite a água da lavagem de roupa ou da chuva.

Vaso sanitário- Diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga. Coloque uma garrafa pet com água ou areia dentro da caixa de descarga acoplada. Se a garrafa for de 1,5 litro, a cada descarga, você economiza 1,5 litro de água.

Lavando roupa- Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.

Fazendo a barba- Não faça a barba com a torneira aberta. Use a água somente para molhar e enxaguar o rosto.

Tá na mão- Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada. Só abra para enxaguar.

Reaproveite- A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.

Gaste menos- Ao lavar a louça, encha a cuba de água e deixe-a fechada. Evite deixar a torneira aberta, enxágue a louça toda ao final da lavagem. Assim, o gasto de água é bem menor.

Tá Pingando!- Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.

Carro- Em época de estiagem, não lave carro. Reaproveite água da chuva ou de lavagem de roupas para fazer a limpeza.

Galeria