Notícias

Captação do Rio Despique em Fazenda Rio Grande

Captação do Rio Despique é suspensa em Fazenda Rio Grande

19/05/2020

A medida é por precaução, mas a água está com a qualidade preservada e não apresenta riscos para a população

A Sanepar suspendeu no início da tarde desta terça-feira (19) a captação de água do Rio Despique, em Fazenda Rio Grande, por precaução, devido a reclamações de alguns clientes de que estavam sentindo sabor/odor na água. A Companhia assegura que todas as análises da água produzida na Estação de Tratamento de Água Despique, em Fazenda Rio Grande, resultaram dentro dos critérios de potabilidade da Portaria de Consolidação 05/2018, anexo XX do Ministério da Saúde.

Todos os parâmetros medidos estão até 100 vezes menores do que o exigido na Portaria. Esses limites são medidos em microgramas por litro, ou partes por bilhão, o que dá uma margem de segurança muito grande de que a água está potável. Mesmo assim, para oferecer mais segurança, a Sanepar fez aplicação de carvão ativado de maneira preventiva, antes da entrada da água na estação de tratamento.

O carvão ativado é constituído basicamente de carbono e possui milhares de poros microscópicos em sua estrutura, o que lhe dá grande capacidade de adsorção, ou seja, as moléculas de gases e líquidos de outras substâncias ficam retidas em sua superfície.

No entanto, o limiar de percepção do odor de alguns compostos orgânicos é bem inferior do que os valores máximos permitidos pela legislação e que os equipamentos mais modernos são capazes de detectar. Isso explica porque algumas pessoas, com mais sensibilidade, ainda sintam odor, mesmo que isso não interfira na qualidade da água a ser consumida.

Galeria

  • Captação do Rio Despique em Fazenda Rio Grande