Notícias

Crianças tocam o taiko, instrumento de percussão japonês

Companhia terá estande no Londrina Matsuri

05/09/2013

Com temática ambiental, estande da Companhia prestigia evento da cultura japonesa

A Sanepar participa da 11ª edição da feira Londrina Matsuri, que será aberta nesta sexta-feira (6) e vai até domingo (8), no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Londrina Matsuri é realizado pelo Grupo Sansey com o objetivo de difundir e integrar a cultura japonesa à comunidade brasileira, através da música cantada e instrumental, com o taiko (instrumento de percussão), da dança (odori), de trajes típicos (yukata) e decoração com lanternas típicas (tyotim), além da variedade de comidas orientais.

No estande da Sanepar, o material exposto incentiva a conscientização sobre os cuidados no uso da rede coletora de esgoto. Haverá a maquete de uma estação de tratamento, além de informações sobre o que pode e o que não pode ser lançado na rede coletora. A Sanepar irá também promover oficinas com materiais recicláveis dirigidas principalmente às crianças.

As atividades propostas pela Sanepar estão relacionadas ao evento, que realiza também a 6.ª Mostra de Meio Ambiente – Melhores Práticas, com a exposição de trabalhos feitos por estudantes de escolas municipais e estaduais de Londrina.

Neste ano, o festival da Primavera terá uma programação especial, em comemoração aos 25 anos de fundação do Grupo Sansey e 105 da imigração japonesa no Brasil. A expectativa é que a festa reúna mais de 25 mil visitantes durante os três dias de evento.

Haverá oficinas de Origami (dobradura de papel), de Shodô (escrita japonesa) e de Oshibanas, que utiliza flores, folhas, frutas, verduras e legumes, desidratados e prensados para a produção de quadros, convites, guardanapos, entre outros objetos decorativos.

O público terá, ainda, shows de mágica com Edson Iwassaki, prestigiado mestre na arte do ilusionismo do Brasil. Outra grande atração são as oficinas de pipas, de todos os tamanhos, com o engenheiro de pipas Ken Yamazato. O coordenador do Matsuri, Luiz Shiroma, destaca ainda as opções comerciais e gastronômicas. “O espaço dos restaurantes é um dos grandes responsáveis pela movimentação de visitantes já que a culinária japonesa realmente caiu no gosto dos brasileiros”, afirma.

 

 

 

Galeria

  • Crianças tocam o taiko, instrumento de percussão japonês
  • Apresentação musical de jovens na feira Matsuri 2012
  • Espetáculo de dança com trajes japoneses
  • Mulheres com trajes típicos na feira Matsuri em 2012