Notícias

Consumo 30% acima da média em Ponta Grossa

23/11/2012

Com o aumento da temperatura e o tempo seco, durante esta semana o consumo registrado em Ponta Grossa está cerca de 30% superior à média diária, baixando o nível dos reservatórios da cidade.
Em dias normais, Ponta Grossa consome cerca de 60 milhões de litros de água. Nesta semana, a média foi de 78 milhões de litros diários. De acordo com o gerente regional da Sanepar Leandro Ribas, esta situação exige que a empresa efetue manobras operacionais para minimizar os impactos do desabastecimento na cidade.
Por conta disso, moradores dos bairros Coronel Cláudio, parte alta de Olarias, Jardim Central, Vila Pinheiro, Parque dos Franceses, Vêneto, Vila Brasília, Vila Rica, Vila Curitiba, Vila Burrinho, Vila dos Ferroviários, Jardim Europa, Vila Taques, Vila Maria Otília, Vila Sabina, Vila Cipa, Jardim Itália, Vila Pina, Vila Vendrami, Distrito Industrial, Cará-Cará, Santa Bárbara, Santa Maria, Colônia Dona Luiza, Santa Marta, Ouro Verde, Chácara Santa Tereza, Santa Clara, Vila DER, Jardim América, Chácara Moro, Villagio del Tramonto, Villa Vicenza, Alphaville, Vila XV, Ronda, Vila Clock e Santo Antônio, que não possuem caixa d'água domiciliar, poderão ficar com o abastecimento temporariamente prejudicado a partir da tarde desta sexta-feira (23).
A previsão é de que o fornecimento de água volte ao normal para estes locais por volta das 23h30 de hoje. Caso o consumo se mantenha elevado, será necessário efetuar novas manobras no sistema durante o fim de semana.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que os clientes utilizem a reserva de suas caixas de água apenas para as atividades essenciais, como alimentação e higiene pessoal. A lavagem de roupas, calçadas e veículos deve ser adiada. 

Feche o registro

Vai viajar? Ao sair, não esqueça de fechar o registro. Assim, você evita o desperdício e vazamentos. 

Feche a torneira

Uma torneira aberta faz escorrer pelo ralo 20 litros de água por minuto. Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo.

Basta um copo

Para escovar os dentes, é necessário apenas um copo de água. Deixar a torneira aberta gasta 20 litros de água por minuto. 

Economia

Descargas com válvulas na parede consomem 26 litros de água por vez. Prefira caixas acopladas ao vaso sanitário, que consomem 6 litros de água. 

Conserte!

Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente. 

Fazendo a barba

Fazer a barba com a torneira aberta o tempo todo gasta 65 litros de água. Usar a água apenas para enxaguar torna o consumo inferior a um litro.

Reaproveite

A água do enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina pode ser usada para ensaboar tênis, tapetes, cobertores, pisos e calçadas.

Lixo no lixo

Nunca jogue cigarros, absorventes, fraldas ou papéis no vaso sanitário, pois há maior consumo de água para mandar esse lixo embora.

Galeria