Notícias

Com tabuleiro gigante, Sanepar ensina uso consciente da água em Londrina

Crianças do Instituto Adama de Londrina aprendem a economizar água

04/06/2014

Sanepar repassa informações num jogo com tabuleiro gigante

Crianças que integram projetos sociais mantidos pelo Instituto Adama de Londrina aprenderam como fazer uso racional da água e como deve ser destinado o esgoto doméstico gerado nas residências. As informações foram repassadas pela Sanepar, nesta terça-feria (3), enquanto as 45 crianças e adolescentes participavam de um jogo, num tabuleiro gigante.

Avançando e voltando casas de acordo com o comportamento apresentado em cada etapa do uso da água, os participantes, com idade entre 5 e 12 anos, descobriram atitudes adequadas e outras nem tanto que praticam no seu dia a dia. A atividade marca as comemorações do Dia do Meio Ambiente, celebrado amanhã (5). “Estava desperdiçando água, agora já sei como parar”, conta Fabiola Patrícia de Oliveira Leal, 12 anos, após participar da atividade patrocinada pela Sanepar.

O Instituto Adama, que até recentemente era conhecido por Milênia, foi criado há sete anos e é mantido pela Adama Brasil, indústria do segmento agroquímico. A coordenadora da entidade, Denise Caldeirão, avalia como “muito positiva a proposta da Sanepar com este jogo. É preciso falar sobre o uso consciente de um recurso tão limitado como a água e fazê-lo de forma lúdica é a melhor maneira de atingir as crianças”, comenta.

O Instituto já integra nos seus projetos temas como desperdício e uso racional. Para evitar o uso de copos descartáveis, por exemplo, cada participante dos projetos ganhou uma garrafinha para o consumo de água. “Estávamos gerando muito resíduo e esta foi uma maneira de incentivar a redução. Também ensinamos que o descarte deve ser feito nos recipientes adequados para reciclagem e que a responsabilidade deve ser compartilhada”, destaca Denise. O Instituto recebe, em média, 250 crianças por semana nos projetos de Brinquedoteca, Futebol e Dança.

A pedagoga Elisangela May diz que o jogo da Sanepar trouxe importante contribuição para a Brinquedoteca. “Através do jogo, eles identificaram situações reais”. Ela diz que mesmo as crianças menores já estão sabendo que não devem desperdiçar a água.

Um bom exemplo do aprendizado vem do Miguel Salim. Apesar de ter apenas 5 anos, ele soube reproduzir conceitos importantes. “Não pode jogar água fora, senão vai encher de mosquitos.” Perguntado sobre quem gasta mais água em casa, Miguel denuncia a irmã mais velha. “Ela fica no banheiro até a minha mãe ficar brava”, conta.

 

Galeria

  • Com tabuleiro gigante, Sanepar ensina uso consciente da água em Londrina
  • Crianças do Instituto Adama participaram da atividade que marca a Semana do Meio Ambiente
  • Crianças do Instituto Adama participaram da atividade que marca a Semana do Meio Ambiente