Notícias

Reunião na prefeitura de Foz definiu a cidade como uma das sedes do Dia do Rio Iguaçu

Dia do Rio Iguaçu também será comemorado em Foz

27/09/2017

Evento será promovido 17 de novembro pelo Governo do Estado, através da Sanepar, em parceria com Itaipu Binacional e com apoio da Prefeitura Municipal
A Semana do Rio Iguaçu será realizada em novembro com dois dias de atividades. Um dia em Foz do Iguaçu e outro em União da Vitória. Em Foz, a data será 17 de novembro, instituído como  “Dia do Rio Iguaçu”. A promoção do evento é do Governo do Estado, coordenado e organizado pela Sanepar, Unilivre, Paraná Metrologia e Copel, em parceria com a Itaipu Binacional e apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
 
A Semana do Rio Iguaçu integra as programações do Grupo Gestor de Revitalização Rio Iguaçu, em que os municípios e instituições apoiadoras são convidados a realizar atividades de conscientização da preservação do rio, das matas ciliares.  A formalização de Foz do Iguaçu como sede do evento foi feita esta semana pelos representantes do Comitê Gestor em visita ao prefeito Chico Brasileiro. Segundo o coordenador do Grupo Gestor do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha, o objetivo é abrir cada vez mais as discussões sobre os processos de conservação e ecológicos essenciais à qualidade de vida.
Para o prefeito, Foz do Iguaçu tem seguido um caminho muito importante com relação a ações mais sustentáveis depois que assumiu o compromisso das ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da agenda 2030, definida pelas Nações Unidas. “É um compromisso nosso efetivar ações mais estratégicas em toda cadeia da sustentabilidade. Por isso, realizar a Semana do Rio Iguaçu aqui na cidade é extremamente importante para despertar a consciência da prática em defesa do rio e da natureza”, disse Chico Brasileiro.
Pela programação, a Itaipu Binacional será um dos locais a sediar encontros no dia 17 de novembro. Os horários e demais atividades que serão realizadas em Foz do Iguaçu ainda serão definidos e confirmados pelo Município de Foz e pelo Comitê Gestor responsável pela organização evento.
 
No encontro, também estiveram presentes Marcos Vinícius Souza Coloma, da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), o gerente regional da Sanepar, Nilton Luiz Perez Molinari, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Biesek, Diretor de Comunicação da Prefeitura de Foz, Rodrigo Monzon e o Diretor de Gabinete da Prefeitura de Foz, Kalito Stoeckl, também representante da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (Adere), e vice-presidente do grupo Escoteiros Guairacá.
 
Dia do Rio Iguaçu – Ele foi criado pela atual vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, quando deputada estadual, através da Lei nº 165.602/2010, em que institui o dia 17 de novembro como o Dia do Rio Iguaçu. Em 2008, o Rio Iguaçu foi considerado o segundo rio mais poluído do Brasil, superado apenas o Tietê, em São Paulo, por isso a preocupação do Grupo Gestor com o projeto de Revitalização do Iguaçu.
O Rio Iguaçu é o maior rio do Estado, formado pelo encontro dos Rios Iraí e Atuba na parte leste de Curitiba, junto à divisa deste com os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais. É afluente do Rio Paraná e na sua foz estão localizadas as Cataratas do Iguaçu.

Galeria

  • Reunião na prefeitura de Foz definiu a cidade como uma das sedes do Dia do Rio Iguaçu
  • Reunião na prefeitura de Foz definiu a cidade como uma das sedes do Dia do Rio Iguaçu
  • Reunião na prefeitura de Foz definiu a cidade como uma das sedes do Dia do Rio Iguaçu