Notícias

Ecociclo reúne 350 abrindo comemorações do Dia do Meio Ambiente

03/06/2011

Projeto estimula empregados a adotar bicicleta como meio de transporte

Com a participação de aproximadamente 350 empregados, a Sanepar lançou hoje (3) o projeto Ecociclo - Pedale Essa Ideia, que pretende estimular os saneparianos a utilizar a bicicleta como meio de transporte entre a residência e o trabalho. O lançamento do projeto Ecociclo abriu as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A proposta surgiu durante encontro dos empregados para discutir as questões ambientais e como cada cidadão pode contribuir para melhorar as condições do ambiente onde vivem. “Vir para o trabalho de bicicleta gera uma série de vantagens para as pessoas e também para a cidade”, destacou o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Péricles Weber, Entre os benefícios estão os ganhos para a saúde, economia financeira, redução de veículos no trânsito e diminuição dos gases do efeito estufa. Há muito tempo, uma vez por semana, Péricles usa a bicicleta para vir trabalhar.

O Ecociclo se integra às propostas de sustentabilidade defendidas pelo governo Beto Richa. O diretor de Investimentos, João Martinho Cleto Reis Junior, que representou o presidente Fernando Ghignone, no lançamento do projeto, informou que a Sanepar está atuando para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e promover melhores condições de mobilidade. Ele anunciou que a empresa vai construir áreas para o estacionamento das bicicletas, vestiário e oficinas. A estrutura será montada na Sede e também no Tarumã, Bacacheri e em outros endereços da empresa.

Os empregados que queiram adquirir sua bicicleta contarão com linha de crédito junto à carteira de empréstimo, informou o presidente das Fundações, José Luiz Costa Taborda Rauen.
A proposta do Ecociclo foi bem recebida pelos empregados. O geólogo João Horácio Pereira, que há cinco anos, todas as manhãs, vai para a Sanepar de bicicleta, elogiou a iniciativa. “Nos seis quilômetros, entre minha casa e a Sanepar, só tenho ganhos. Pratico esporte, reduzo o estresse e ainda contribuo para uma cidade melhor.”
Os colegas Nelson Ramos e Antonio Carlos Nery têm uma parceria interessante. Nery, que mora há 15 quilômetros da Sanepar, deixa o carro na casa do Nelson e juntos vêm para a empresa de bicicleta. Já Alisson Alexandre Anginski, que cruzou o Paraná de bicicleta percorrendo 2.215 quilômetros, atualmente, duas vezes por semana, pedala 35 quilômetros para chegar ao trabalho. Ele faz o trajeto do bairro Santa Felicidade, em Curitiba até Pinhais.


Durante todo o dia haverá palestras relacionadas ao uso da bicicleta, como segurança no tráfego, cuidados médicos e benefícios para a saúde, experiências de ciclistas que fazem grandes percursos, exploradores urbanos ou ciclistas noturnos. Em paralelo às palestras haverá, ainda, mostra de fotografias de empregados em passeios de bicicleta, oficina de pequenos reparos e exposição de bicicletas e acessórios.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer participa do evento apresentando o programa CuritibAtiva. Profissionais de saúde e de condicionamento físico darão orientação individual sobre o exercício mais adequado de acordo com o perfil de cada praticante. Também participam das atividades: Diretran; IPPUC; Hospital Vita; Celepar e UFPR.

O lançamento do projeto Ecociclo abriu as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Sanepar pretende construir bicicletários em diversas unidades da Companhia.

Galeria