Notícias

Em cinco dias a previsão é que mais de 1.200 alunos visitem o ônibus

EcoExpresso Sanepar incentiva estudantes a não desperdiçar água

19/03/2015

Até o último dia da Expoparanavaí, no domingo (22), a previsão é de que mais de 1.200 alunos visitem o ônibus

Rayane Gusmão Valença, de 9 anos, é estudante da Escola Municipal Doutor José Vaz de Carvalho, de Paranavaí, e, junto com os colegas, ficou impressionada com as maquetes do ônibus EcoExpresso Sanepar que mostra, de forma detalhada, o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. O ônibus da Sanepar pode ser visitado pelo público até domingo (22), último dia da Expoparanavaí, das 9h às 22h.

As maquetes, vídeos e demais recursos do EcoExpresso revelam a importância da preservação do meio ambiente, de manter a mata ciliar no entorno dos rios e mananciais e, principalmente, o uso racional da água. “Aprendi a não desperdiçar porque a água é para todos, inclusive para os animais e a plantação”, disse Rayane.

As crianças da Escola Municipal Neusa Pereira Braga foram acompanhadas, durante a visita ao EcoExpresso, por gestores ambientais da Sanepar. Vitor Gabriel da Silva Oliva, 9 anos, disse que “guardar a água da chuva e não jogar o lixo no rio” são as duas coisas mais importantes que irá ensinar em casa. Depois da visita, Wesley Martho dos Santos, 9 anos, disse que planeja não tomar banhos demorados.

“Os visitantes podem acompanhar o trajeto e o ciclo da água, o uso consciente e a produção de energia renovável, a partir das estações de tratamento de esgoto. Tudo em um único espaço”, afirma o gerente regional da Sanepar em Paranavaí, Arnaldo Giovani Rech. O EcoExpresso permite a participação de cerca de 20 pessoas por vez e possui elevador de acesso para cadeirantes. “Temos um grande número de escolas da cidade e da região agendadas e nossa previsão é a de que em cinco dias mais de 1.200 crianças passem pelo EcoExpresso”, disse Rech.

Galeria

  • Em cinco dias a previsão é que mais de 1.200 alunos visitem o ônibus
  • Vitor Gabriel, 9 anos: “É importante guardar a água da chuva e não jogar o lixo no rio”
  • Wesley dos Santos, 9 anos, disse que não pode mais tomar banhos demorados
  • Rayane Valença, 9 anos, aprendeu que a água tratada é para todos
  • Em cinco dias a previsão é que mais de 1.200 alunos visitem o ônibus
  • Em cinco dias a previsão é que mais de 1.200 alunos visitem o ônibus