Notícias

Encanadores de Arapongas receberam informações técnicas e sobre preservação ambiental

Em Arapongas, encanadores aprendem a executar ligação correta do esgoto

24/01/2024

Curso promovido pela Sanepar tem conteúdo técnico e de sensibilização

“Encanador que é bom profissional tem que saber fazer da maneira correta”. Com esta frase, Sérgio Ferreira da Silva avalia o resultado de sua participação no curso de aperfeiçoamento para encanadores em Arapongas nesta terça-feira (23). No evento, técnicos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) demonstraram como executar a interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto.

Arapongas está recebendo obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no valor de R$ 150 milhões e que vão beneficiar 5.200 famílias. O curso prepara os profissionais para fazer as ligações internas dos imóveis, utilizando caixas de passagem e de gordura, além explicar a diferenciação entre as tubulações de esgoto e de água de chuva. “Estes são fatores importantes para o bom funcionamento da rede coletora e essenciais para a proteção do meio ambiente”, explica a gestora ambiental da Sanepar Andrea Fontes.

Sérgio é um faz tudo: encanador, pedreiro, eletricista e pintor. “Mas mexer com encanamento é o que mais faço”, explica. Ele foi inscrito no curso pelo filho Alisson Felipe Mota da Silva, 20 anos, que é bombeiro civil e, nas folgas, vira parceiro do pai nas obras. Ambos foram certificados no curso. “Adoramos! Aprendemos muitas coisas. Eu que sou do ramo, me atualizei. Muitas coisas eu não sabia, e aprendi como o sistema da Sanepar funciona”, resume.

Pai e filho moram no Conjunto Piacenza, zona Sul de Arapongas. O bairro está com a obra de implantação da rede de esgoto em fase final. “Estamos muito felizes. Já foi o tempo de usarmos fossas. A região está em cima de lençol freático. A rede garante a proteção do meio ambiente. Não vejo a hora de instalar”, destaca Sérgio.

MAIS UM FILHO NO CURSO – O encanador Miguel de Araújo Moura levou o filho Victor, de 14 anos, para acompanhá-lo. “Falei pra ele que estaria o dia todo no curso e ele quis vir junto. Prestou atenção em tudo e fez perguntas interessantes”, conta o pai, orgulhoso. Miguel trabalha na Prefeitura de Arapongas como auxiliar geral e diz que faz todo tipo de manutenção. Ele afirma que o curso foi muito útil e que gosta de estudar. “Estou sempre agregando um conhecimento a mais”, comenta.

O filho quis entender melhor a diferença entre galeria de água pluvial e tubulação de esgoto. O técnico da Sanepar Silvio Fachini explicou que a água de chuva deve escorrer pelas ruas até a “boca de lobo”, que é a entrada para a galeria pluvial. A galeria, por sua vez, leva a água para rios e córregos, sem qualquer tratamento. Este sistema é de responsabilidade das prefeituras.

Galeria

  • Encanadores de Arapongas receberam informações técnicas e sobre preservação ambiental
  • Curso promovido pela Sanepar ensina correta ligação na rede de esgoto
  • Alisson e o pai Sérgio Ferreira da Silva: parceiro de obras
  • O encanador Miguel Moura levou Victor (14) para entender o universo do saneamento