Notícias

Estudantes da UTFPR na Estação de Tratamento de Água Tibagi, em Londrina

Escola municipal de Londrina visita Sanepar nesta quinta

21/06/2017

Cerca de mil estudantes conheceram processos da Sanepar no primeiro semestre do calendário escolar

Nesta quinta-feira (22), alunos do 3.º ano da Escola Municipal Professor Carlos da Costa Branco, de Londrina, visitam a Estação de Tratamento de Água Cafezal, na Avenida JK, para conhecer o processo de tratamento e receber orientações ambientais. De manhã, a turma chega às 8h30; e à tarde, às 14h.

Com esta escola, a Sanepar encerra o calendário do 1º semestre de visitas monitoradas ao sistema de abastecimento de água de Londrina. Nesses primeiros seis meses, a Sanepar recebeu cerca de mil estudantes – a maioria do Ensino Fundamental. Março e junho são os meses de maior procura para as visitas à estação, devido ao Dia Mundial da Água (22/03) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

Estudantes universitários também visitam as instalações da Sanepar. Nesta quarta-feira (21), alunos do 7.º semestre do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) visitaram as unidades de captação e de tratamento de água do Sistema de Abastecimento Tibagi. Com capacidade de produzir 2.400 litros por segundo, o sistema Tibagi responde por 60% do abastecimento de Londrina e Cambé.

Eles foram recebidos pela agente de educação socioambiental da Sanepar Andréa Fontes e viram, na prática, conteúdos que correspondem à disciplina de Operações Unitárias. O professor Fábio Augusto Garcia Coró explicou que na sala de aula eles aprendem sobre equipamentos de processos industriais de forma isolada. “Agora, puderam ver o sistema funcionando de forma integrada. Foi bastante produtivo porque participaram com perguntas e solucionaram dúvidas”, avalia o professor.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A gestora da Sanepar Andréa Fontes explica que a Companhia recebe visitas de escolas públicas e particulares com o objetivo de complementação dos conteúdos curriculares. “Para as crianças, principalmente, a visualização é bastante significativa para o aprendizado”, afirma.

Além de apresentar os processos de captação e de tratamento de água, a Sanepar procura sensibilizar os alunos sobre a destinação correta de resíduos sólidos, a necessidade de preservação dos recursos hídricos e faz uma associação entre as ações cotidianas e o impacto sobre o meio ambiente. “Uma das premissas da política ambiental da empresa é promover e consolidar ações socioambientais internas e externas. Esta é uma delas.”

Galeria

  • Estudantes da UTFPR na Estação de Tratamento de Água Tibagi, em Londrina
  • Estudantes conhecem unidade de captação de água do Rio Tibagi
  • Estudantes conhecem sistema de bombeamento na unidade de captação