Notícias

Estação Sanepar chega às escolas em Ponta Grossa e região

Estação Sanepar chega às escolas em Ponta Grossa e região

01/12/2023

A mascote da Sanepar, Sane, e seus ajudantes, já levaram atividades de educação ambiental para mais de 1.300 alunos de sete municípios da região

A Estação Sanepar, a mais nova ferramenta de educação ambiental da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), esteve em Ponta Grossa na quarta-feira (29), em visita à Escola Municipal Protázio Scheifer, na Vila Romana. Durante todo o dia, os 164 alunos da escola puderam participar das atividades educativas, direcionadas à conscientização para a conservação dos recursos hídricos. Um dos atrativos é a personagem Sane, mascote da Sanepar que interage com as crianças. Ela usa máscara de super-heroína, galochas e vestido azuis, da cor da Sanepar.

A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Rosélis Presznhuk, explica que a Estação Sanepar foi desenvolvida para trabalhar de forma leve e lúdica temas de saneamento e sustentabilidade com alunos do ensino fundamental de escolas municipais. Num vídeo de animação, a mascote Sane fala de todo o processo da água, desde a captação, o tratamento, a distribuição, o uso consciente da água na residência, a geração do esgoto, o tratamento do esgoto, e o lançamento do efluente tratado no ambiente.

A Estação Sanepar tem outras ferramentas lúdicas, como brincadeiras e jogos educativos de tabuleiro, cartas, dados e quebra-cabeça gigantes, que exploram outros assuntos importantes, como os usos múltiplos da água, bacia hidrográfica, pegada hídrica, entre outros.

A coordenadora pedagógica da Escola Protázio, Patrícia Goes, considerou a atividade bastante produtiva, e que auxilia a equipe pedagógica no trabalho com o tema. “O trabalho foi bem produtivo, ligando com os conteúdos da disciplina de ciências e a questão da economia de água, que trabalhamos de forma interdisciplinar aqui na escola. Com os jogos, as crianças puderam fixar bem os conteúdos, e a presença da Sane pode deixar bem lúdico esse conteúdo”, afirma.

Região – Além de Ponta Grossa, em novembro a Estação Sanepar passou por escolas municipais de Arapoti, Sengés, Piraí do Sul, Carambeí, Prudentópolis e Guamiranga. Ao todo, já foram mais de 1.300 alunos atendidos. Na primeira semana de dezembro, as cidades de Antônio Olinto, São João do Triunfo, Porto Vitória e Bituruna receberão a Estação, que depois partirá para o Litoral, onde vai permanecer até o mês de fevereiro, como parte da programação da Operação Verão 2023/2024.

Galeria

  • Estação Sanepar chega às escolas em Ponta Grossa e região
  • Estação Sanepar chega às escolas em Ponta Grossa e região
  • Estação Sanepar chega às escolas em Ponta Grossa e região
  • Estação Sanepar chega às escolas em Ponta Grossa e região