Notícias

Estação Sanepar chega a Morretes neste domingo

15/12/2023

Moradores do Litoral e veranistas terão atividades educativas sobre saneamento e meio ambiente

A cidade de Morretes será a primeira do Litoral do Paraná a receber a visita da Estação Sanepar, um conjunto de atividades lúdicas e educativas que ensina sobre a importância da água, o descarte correto de resíduos, entre outros temas ligados ao saneamento e ao meio ambiente. Em Morretes, a Estação Sanepar chega neste domingo (17) na Praça dos Imigrantes e permanecerá no local até o dia 27 de dezembro, com funcionamento nas manhãs e tardes de todos os dias, com exceção do feriado de Natal. “Um dos grandes atrativos da Estação Sanepar é a mascote ‘Sane’, uma heroína na defesa da água. Ela explica sobre o ciclo de uso da água e também sobre a importância da defesa do meio ambiente”, conta a gestora ambiental da Sanepar, Rosélis Presznhuk.

Depois, a Estação seguirá para os demais municípios litorâneos, nesta ordem: Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. A Estação Sanepar funcionará de terça a domingo na orla marítima, juntamente com as demais instituições do Governo do Estado.

Além da Estação Sanepar, nesta temporada, os jogos e as brincadeiras educativas propostos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para veranistas e moradores das cidades litorâneas serão organizados em atividades em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (SEES).

A Estação Sanepar já percorreu 16 municípios da região Sudeste do Paraná no mês de novembro e, após a temporada de verão, continuará a percorrer outras cidades do Estado, atendendo a escolas públicas municipais.

OUTROS SERVIÇOS – Durante o Verão Maior, a Sanepar também realizará a limpeza das praias e terá a disponibilização de cadeiras especiais para o acesso ao mar de pessoas com dificuldades de mobilidade, idosos e pessoas com deficiência. As cadeiras anfíbias e passarelas acessíveis são parte do projeto Praia Acessível, realizado em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF). Elas estarão disponíveis a partir de 28 de dezembro em seis pontos de maior concentração de pessoas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

CAPACITAÇÃO – Nesta semana, foram treinados 134 profissionais e agentes que irão trabalhar na limpeza e no atendimento de diversas atividades da Sanepar no Litoral, incluindo os trabalhadores da Estação Sanepar. O treinamento foi realizado com participação da Sanepar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (Amcorespp). O secretário municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Pontal do Paraná, Jackson Cesar Bassfeld, esteve presente no evento e falou da importância da atuação de cada um dos participantes nas ações no Litoral.

Galeria