Notícias

A família Avancio também ficou surpresa com o filme exibido na ExpoParanavaí

Estandes da Sanepar movimentam feiras no interior

14/03/2014

Mais de 55 mil pessoas já passaram pelos estandes da empresa em Francisco Beltrão e Paranavaí

Nos primeiros dias da Expobel, em Francisco Beltrão, e na ExpoParanavaí, em Paranavaí, mais de 55 mil pessoas já passaram pelos estandes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Os visitantes receberam informações sobre o uso racional da água e sua disponibilidade no meio ambiente e puderam vivenciar a experiência de passar por uma trilha que retrata a biodiversidade da fauna e da flora, com 60 espécies diferentes de animais da mata nativa nacional e internacional. Nos dois municípios as feiras permanecem abertas à visitação até o próximo domingo, dia 16.

Em Francisco Beltrão, os animais expostos no “Safári Noturno” chamam a atenção do público visitante pela beleza, tamanho e até por constar na lista de extinção, como a harpia, a maior ave do planeta. Uma onça pintada, que pesa cerca de 150 quilos e mede 2 metros de comprimento, mesmo empalhada, impõe sua força como o terceiro maior felino do mundo. No trajeto, estão ainda o jacaré-de-papo-amarelo, a jaguatirica, aves como o papagaio-da-cara-roxa, macacos, roedores e répteis e diversos mamíferos de diferentes regiões do mundo.

Grupos da terceira idade e alunos das escolas municipais estão visitando diariamente o espaço. O professor Alan Ferreira, acompanhando os alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição, do distrito de Vila Paraíso, disse que a atração oportuniza conhecimento aos estudantes. “Muitos dos animais expostos nunca foram vistos pelos alunos, nem por foto. Isso contribui para a percepção da variedade da fauna do nosso planeta”, disse. O aluno Fabrício Chichrro, de 7 anos, se encantou com a onça. “É o animal mais bonito”, afirmou.

O agricultor aposentado Getúlio Rech, de 70 anos, disse que achou a exposição bem montada e que se sentiu como se estivesse numa mata de verdade. “É importante mostrar o que existe na natureza e os cuidados que devemos ter com ela, especialmente aos mais jovens, que nasceram nas cidades e não têm ideia de que tipo de animais vivem ou já viveram, muitas vezes em áreas bem próximas da gente”, comentou.

Todo o acervo exposto na Expobel pertence ao Museu de História Natural de Curitiba. As espécies foram doadas para a Universidade Federal do Paraná ou ao próprio Museu após a morte natural ou acidental para que fossem taxidermizados e pudessem ser estudados e mostrados em eventos. A exposição fica aberta à visitação das 9 às 22h30.

PARANAVAÍ – Na ExpoParanavaí, a Companhia exibe aos visitantes um filme em 3D “Terra – Planeta Azul”, em que mostra a disponibilidade da água no planeta, os recursos utilizados no processo de tratamento e orienta o público a utilizar a água racionalmente.

O gerente geral Paulo Battiston destaca a oportunidade para reflexão acerca dos cuidados com os recursos hídricos do planeta proporcionados pelos atrativos do estande. “Principalmente nossas crianças precisam ser orientadas que é possível adotar medidas simples para o uso racional da água, conservando as fontes que são, ou poderão ser, utilizadas como mananciais de abastecimento”.

O gerente regional da Sanepar em Paranavaí, Arnaldo Rech, falou da importância da participação na ExpoParanavaí. “A Sanepar trabalha para a qualidade de vida dos habitantes de Paranavaí. O estande da Companhia na feira é exatamente para mostrarmos nosso esforço para o bem-estar de todos”, disse.

O governador, Beto Richa esteve no estande na quarta-feira (12). Na ocasião Beto Richa recebeu de Paulo Battiston e Arnaldo Giovani Rech uma lembrança do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). A Sanepar de Paranavaí foi premiada, no Nível I, com o Troféu Bronze.

A visita de estudantes tem movimentado o espaço. “Aprendi que a água é para beber e não para gastar”, disse a pequena Rebeca Monteiro, de apenas 5 anos, aluna da Escola Fatecie Max, de Paranavaí. A professora da Rebeca, Ariadne Volpi, comentou que está trabalhando com o tema Água coincidentemente neste trimestre. “As crianças trabalham como multiplicadoras das informações que passamos a elas, dessa forma, toda família, de uma forma ou outra, fica atenta à importância e utilização racional da água”, comentou.

A família Avancio também ficou surpresa com o filme. Cleber Cancelieri Avancio é motorista da Prefeitura de São João do Caiuá e transportou os alunos da Escola Carlos Gomes. “Também trouxe minha esposa e meu filho de três anos. É muito importante o que aprendemos aqui”, afirmou.

A estudante do 5.º ano da Escola Neusa Pereira Braga, de Paranavaí, Miriã Cristina Marcelino Rosa, 10 anos de idade, disse que ficou impressionada com “a limpeza que a Sanepar faz na água. Ela chega suja, com barro e sai limpinha para bebermos”.

Outra atração do estande são os personagens “Os heróis da reciclagem”, que representam os principais tipos de resíduos sólidos recicláveis.

O estande da Sanepar está instalado na área central do parque de exposição. O estande ficará aberto à visitação até o domingo (16), das 9 às 23h30.

Galeria

  • A família Avancio também ficou surpresa com o filme exibido na ExpoParanavaí
  • Professor Alan e o aluno Fabrício
  • Fauna e flora estão reproduzidos no Safári Noturno
  • Fauna e flora estão reproduzidos no Safári Noturno
  • Getúlio Rech, de 70 anos, disse que achou a exposição bem montada e que se sentiu como se estivesse numa mata de verdade
  • A estudante do 5.º ano Miriã Cristina Marcelino Rosa disse que ficou impressionada com o processo de tratamento da água
  • “Aprendi que a água é para beber e não para gastar”, disse a pequena Rebeca Monteiro
  • “Os heróis da reciclagem” representam os principais tipos de resíduos sólidos recicláveis
  • A visita de estudantes tem movimentado o espaço
  • Beto Richa passou pelo espaço da Sanepar onde recebeu uma lembrança da empresa relativa ao Prêmio Nacional de Saneamento