Notícias

Borges explicou aspectos da bacia hidrográfica, orientação geográfica e fisiografia fluvial

Estudantes fazem reconhecimento da Bacia em Guarapuava

11/08/2017

Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, de Guarapuava, fizeram, nessa semana, uma caminhada de reconhecimento da Bacia do Arroio do Pocinho. Como parte do Projeto Sustentabilidade da Escola ao Rio, ele monitoram este afluente do Rio Cascavelzinho, que recebe o esgoto tratado pela Sanepar na cidade. Duas turmas, dos turnos vespertino e noturno, participam do Projeto. Atividade similar será feita com alunos da turma da noite, que monitoram o Arroio Santa Cruz, até o fim de agosto. Ao todo, são 32 alunos envolvidos.

Acompanhando a atividade, o gestor Educação Ambiental da Sanepar em Guarapuava, Ricardo Borges, explica que a experiência permite aos estudantes "conhecer o rio, suas particularidades e determinar alguns dos fatores que exercem pressão sobre o corpo hídrico. Também possibilita o conhecimento das formas de influência sobre o rio e do contexto socioambiental em que a bacia hidrográfica está inserida". Além disso, Borges conta que a pratica permite uma melhor compreensão dos conceitos de bacia hidrográfica, de orientação geográfica e aspectos da fisiografia fluvial (tipos de leito, tipos de canais, entre outros).

Para a professora de análise e controle microambiental e uma das coordenadoras do Projeto na escola, Simone Cristina Loures, a aceitação dos estudantes é excelente. "É a primeira vez que participo do Sustentabilidade junto com os alunos e parabenizo a Sanepar por nos proporcionar isso. Para os estudantes é importante ver, na prática, o que tanto trabalhamos em sala de aula. Vivenciar a teoria é essencial para uma aprendizagem eficaz. Os alunos ficam muito empolgados quando saem a campo. É um trabalho diferenciado para a formação dos nossos técnicos", ressaltou.

A próxima ação a ser desenvolvida pelos estudantes, com apoio da Sanepar, éo monitoramento da qualidade da água, com coleta de amostras para análise. O cronograma de atividades se estende durante todo o segundo semestre de 2017.

Galeria

  • Borges explicou aspectos da bacia hidrográfica, orientação geográfica e fisiografia fluvial
  • O Arroio do Pocinho deságua em um dos cartões-postais da cidade; o Parque do Lago