Notícias

Estudantes vão monitorar Rio Cascavel

25/09/2013

Atividades como a que vai envolver alunos e professores de Cascavel acontecem em outras 22 cidades do Estado

O monitoramento do Rio Cascavel é o foco de ação do Projeto de Sustentabilidade – da Escola ao Rio, que começa nesta quinta-feira (26), em Cascavel, resultado da parceria entre Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), Secretaria de Estado da Educação e Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto. A programação terá início às 7h45, na sede do colégio, na Rua Natal, 2800, no Jardim Cristal.

Estão previstas atividades de coleta de água para análise na área do Zoológico Municipal, mutirão de limpeza no Rio Cascavel, também com coleta de água para análise, e caminhada ecológica no Lago Municipal. Participam alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente.                               

O projeto busca disseminar o conceito de sustentabilidade e como se aplica à qualidade e conservação dos recursos hídricos. Os estudantes, acompanhados por técnicos da Sanepar e pelos professores, farão o monitoramento do rio por meio da coleta de amostras de água e dos resíduos sólidos encontrados nas margens dos recursos hídricos. Além de Cascavel, mais 22 cidades participam do projeto no Paraná. A assistente social da Sanepar, Célia Giacomel, diz que a ação se concentra na mobilização de professores e alunos. “De forma especial, os estudantes dos cursos de meio ambiente, que vão acompanhar com análises e relatórios a situação dos rios que fazem parte das bacias hidrográficas onde as escolas estão inseridas”, explica.

Até o final do ano letivo serão realizados três monitoramentos da qualidade da água nos pontos escolhidos, considerando os indicadores químicos, físicos e bacteriológicos. No término dos trabalhos será elaborado um relatório que servirá de base e de parâmetro para os alunos que ingressarem no próximo ano. Os kits educacionais e  para a realização das análises são fornecidos pela Sanepar e pela Unilivre.

Programação:

- 7h45 – Abertura do Projeto de Sustentabilidade – da Escola ao Rio em Cascavel

Local: CEEP - Rua Natal, 2800

- 9 horas – Coleta de água no Zoológico – Próximo à administração do Parque

- 9h30 – Mutirão de limpeza do Rio Cascavel – abaixo da barragem

- 10h30 – Caminhada ecológica – Saída ao lado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Galeria