Notícias

Força-tarefa garantiu normalização do abastecimento em Cornélio Procópio

Força-tarefa garantiu normalização do abastecimento em Cornélio Procópio

06/12/2023

Obra contingencial somou esforços diretos de 100 profissionais da Sanepar e suas terceirizadas, além da Prefeitura

Nesta quarta-feira (6), o abastecimento de água foi completamente normalizado em Cornélio Procópio. A produção foi restabelecida ainda na madrugada de ontem (5), e a distribuição foi sendo recuperada desde então de forma gradativa. Na madrugada de hoje, os reservatórios atingiram níveis operacionais normais, regularizando o fornecimento de água em todas as regiões da cidade.

A normalização do sistema foi possível graças a uma grande força-tarefa que envolveu cerca de 100 pessoas. Equipes trabalharam ininterruptamente, desde a quarta-feira (29), para estabilizar a tubulação e conter os sucessivos rompimentos, provocados pela instabilidade do solo.

Mesmo com as obras emergenciais executadas seguindo todos os protocolos usuais da Sanepar, consolidados para este tipo de ocorrência, a complexidade do problema em Cornélio Procópio exigiu soluções diferenciadas. Técnicos da Companhia de Cornélio Procópio e de outras cidades do Paraná, além de empregados de empresas contratadas e da Prefeitura, foram mobilizados para trabalhar no conserto da tubulação e dar suporte a fim de minimizar o desabastecimento de água para a população.

O atendimento aos moradores de Cornélio Procópio foi feito, provisoriamente, por 23 caminhões-pipa, da Sanepar, da Prefeitura e de municípios vizinhos, enquanto mais de uma dezena de equipamentos pesados, como escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, retroescavadeiras eram utilizados na obra de correção do solo e na instalação de estruturas de suporte para manter o alinhamento da tubulação e escoar a umidade do solo. Quinze toneladas de concreto foram utilizadas na obra que solucionou o problema.

O gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Gil Gameiro, destaca o importante apoio da Prefeitura no enfrentamento e na superação de todos os desafios vividos  neste período. “Agradecemos todo o apoio da Prefeitura de Cornélio Procópio, na pessoa do prefeito Amin Hannouche, que muito nos ajudou para que pudéssemos fazer esse trabalho e restabelecer o sistema.”

A Sanepar segue monitorando o sistema e avalia estratégias para evitar novas intercorrências.

Galeria

  • Força-tarefa garantiu normalização do abastecimento em Cornélio Procópio
  • Força-tarefa garantiu normalização do abastecimento em Cornélio Procópio
  • Força-tarefa garantiu normalização do abastecimento em Cornélio Procópio