Notícias

Diretor de Operações Sérgio Wippel destacou a importância do uso de tecnologias inovadoras em saneamento

Governador destaca investimentos da Sanepar em Santa Helena

30/05/2022

Diretor de Operações Sérgio Wippel destacou a importância do uso de tecnologias inovadoras em saneamento em cidades do Oeste

Na comemoração do aniversário de 55 anos de Santa Helena, na sexta-feira (27), o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou os investimentos do Governo do Estado no Oeste do Paraná e deu como um dos exemplos a área de saneamento, que recebe investimentos conjuntos da Sanepar e de Itaipu Binacional em projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade e na gestão dos recursos hídricos. “Santa Helena é uma cidade muito importante para o desenvolvimento do Paraná e estratégica na região Oeste. Temos muitos projetos em conjunto entre a prefeitura e o Governo do Estado”, salientou Ratinho Junior.

O diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel, explicou que a Companhia desenvolve com Itaipu um projeto de inovação tecnológica, dentro do convênio “Sistemas Sustentáveis de Esgotamento Sanitário”. “A Sanepar está constantemente buscando novas tecnologias em seus processos de água e esgoto e Santa Helena é um exemplo do trabalho que vem sendo realizado”, disse.   

A Santa Helena será a primeira estação de tratamento de esgoto do Paraná a adotar uma tecnologia sustentável, com um processo de pós-tratamento utilizando raios ultravioleta que resultará em um efluente final de elevada qualidade. O convênio prevê o uso de novas tecnologias também nos sistemas de esgotamento sanitário nos municípios de Medianeira, Itaipulândia, Missal, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu.

ETE SANTA HELENA – Atualmente, a estação de tratamento de esgoto Santa Helena utiliza o sistema SBR (Sistema de Batelada Sequencial, em tradução livre do inglês). Ela iniciou a operação em dezembro de 2019 e substituiu o sistema de lagoas com a finalidade de melhorar o processo de tratamento e eliminar problemas de odor. No município, o índice de coleta de esgoto é superior a 84%, sendo 100% tratado.

 

Galeria

  • Diretor de Operações Sérgio Wippel destacou a importância do uso de tecnologias inovadoras em saneamento
  • Tecnologias inovadoras são utilizadas pela Sanepar na cidade
  • Parceria com Itaipu Binacional promove avanços no saneamento da cidade