Notícias

Novos investimentos para Toledo

Governo do Estado e Sanepar anunciam investimentos para Toledo

18/09/2017

Será implantada uma nova estação com capacidade para tratar 100 l/s de esgoto
 
O governador Beto Richa e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, anunciaram a abertura do pregão eletrônico para as obras de instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Modular no Rio Toledo. O anúncio foi feito no domingo (17) durante a realização da 44ª edição da Festa do Porco Assado no Rolete. O governador disse que o governo do Estado e a Sanepar estavam vencendo o desafio imposto pelo prefeito Lúcio de Marchi, durante a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Norte, no mês de agosto, de lançar os investimentos das novas obras durante a tradicional festa da cidade. “Apesar de o prazo ser exíguo, aceitamos o desafio e hoje trouxemos a notícia tão esperada para a região Sul da cidade e que vai permitir que a cidade chegue próximo dos 90% no índice de atendimento com coleta e tratamento do esgoto”, destacou o governador.

A nova unidade de tratamento terá capacidade para tratar 100 litros de dejetos por segundo. Com a conclusão das obras, serão desativadas as estações de tratamento de esgoto Paulista, Bressan, Dom Pedro e Parizotto e a estação elevatória de esgoto Cerâmica Prata. Estas estações estão localizadas hoje em áreas adensadas, com grande número de moradores no seu entorno. Mounir Chaowiche afirmou ser um momento histórico para Toledo. “Estamos consolidando em Toledo a solução da questão da coleta e tratamento do esgoto, levando as estações para regiões mais externas e dando qualidade de vida aos moradores e podendo dizer que com isso estamos fazendo de Toledo uma das melhores cidades do país em saneamento”.

A estrutura da estação, para qual foi anunciada a abertura da concorrência no dia 29 de setembro, será desmontável e remanejável e vai operar temporariamente até a conclusão da ETE Sul. Além da implantação da ETE Modular, também serão implantados mais dois quilômetros de tubulação que fará a conexão da rede pública de esgoto com a estação. O prefeito Lúcio de Marchi comemorou muito o anúncio e disse que o governo do Estado tem feito muitos investimentos em Toledo. “Entregou a ETE Norte há poucos dias e lá houve o compromisso dos investimentos para a região Sul e isso vai representar muito para uma grande região de Toledo”, ressaltou o prefeito.

Beto Richa lembrou ainda que o Estado do Paraná tem sido reconhecido no Brasil como o que mais investe em saneamento. “A Sanepar foi apontada pelo Instituto Trata Brasil como a melhor companhia de saneamento do país”. O governador destacou ainda que das 11 cidades divulgadas pelo instituto com os melhores índices de saneamento cinco estão no Estado do Paraná.
 
A solenidade contou ainda com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, dos deputados federais Dilceu Sperafico, Evandro Roman e Alfredo Kaefer, e dos deputados estaduais José Carlos Schiavinato, Ademir Bier e Ratinho Júnior.



 

Galeria

  • Novos investimentos para Toledo
  • Mounir anuncia construção de uma nova estação de tratamento de esgoto
  • Mounir afirma que o momento é histórico para solução da questão de coleta e tratamento do esgoto da cidade
  • Governador anuncia novos investimentos em Toledo
  • Lançado edital do pregão eletrônico da estação de tratamento de esgoto de Toledo
  • Lançado edital do pregão eletrônico da estação de tratamento de esgoto de Toledo