Notícias

Estudantes da Escola Getúlio Vargas recebem explicação sobre a importância da preservação do ecossistema do Ribeirão Arara

Inaugurada Trilha ecológica na captação do Ribeirão Arara

06/06/2013

Trajeto permeia o lago do Ribeirão Arara, onde empresa capta água para abaster a cidade

A Sanepar inaugurou nesta quarta-feira (5), em Paranavaí, a Trilha Ecológica, na Captação de Água do Ribeirão Arara, localizada na Estrada do Barbalho. Na área, a empresa pretende estimular as pessoas a desenvolver atitudes de conservação e preservação do meio ambiente, principalmente a água, produto finito. A inauguração do espaço integra as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e já teve seus primeiros visitantes: 30 alunos da Escola Getúlio Vargas e 35 empregados da Sanepar.

A trilha de pequeno impacto – aproximadamente mil metros – conta com portal, placas de identificação e permeia o lago onde a Sanepar capta, em média, 200 litros de água por segundo. Após receber o tratamento, esta água é distribuída para o abastecimento público. As visitas são abertas ao público. Basta agendar.

Para o idealizador da trilha, o gerente regional da Sanepar, Arnaldo Giovani Rech, a meta é integrar os moradores da cidade ao ambiente do Ribeirão Arara. “Queremos que as pessoas conheçam o nosso trabalho e confirmem que é possível captar o produto de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente. Criamos este espaço de educação ambiental para contribuir para a formação das nossas crianças, tornando-as agentes do desenvolvimento sustentável”, destaca Rech.

Ao percorrer a trilha, Eric Diogo da Silva Amorim, de 9 anos, disse que nada pode ser feito sem água. “Plantas não nascem, os pássaros morrem e nós morremos de sede”, conclui. Camila Cleide da Silva, 8 anos, concorda com o colega Eric. “Cuidar da água é importante. Preciso da água; não faço nada sem ela”, enfatiza. Já Raysla Muniz, 10 anos, gostou do lago onde está instalada a captação. “Vi muitos peixinhos no lago. Isso é bom”, declarou.

Bosque – Nas proximidades da trilha ecológica, o empregado e ecologista José Trindade está desenvolvendo um bosque. Nesse espaço, os empregados da Sanepar e as crianças plantaram mudas de árvores nativas. Foram espécies de gabiroba, quaresmeira, ingá verde, canela e cerejeira. “Começamos formar este bosque há pouco mais de um ano e ele é de vocês, crianças. Essas árvores vão depender de vocês, de como vão tratá-las”, disse Trindade. Com 58 anos, ele sabe que seu trabalho é importante para as futuras gerações. “Sei que quanto mais cuidarmos das árvores e da mata ciliar menos poluição teremos. Não estou olhando para o hoje e sim, para o futuro”, define.

Agendamento – As escolas que tiverem interesse em levar os alunos até a Captação de Água do Ribeirão Arara e percorrer a trilha, podem agendar visitas pelo telefone (44) 3421 3300.

 

 

Galeria

  • Estudantes da Escola Getúlio Vargas recebem explicação sobre a importância da preservação do ecossistema do Ribeirão Arara
  • Os alunos tivera contato com toda a biodiversidade oferecida pela mata ciliar do entorno da Captação de Água do Ribeirão Arara
  • Eric Diogo: “Não fazemos nada sem água. Plantas não nascem, os pássaros morrem e nós morremos de sede”