Notícias

Álvaro: "Aprendemos a calcular adequadamente as medidas das tubulações e a utilizar as peças de conexão de forma correta"

Mais de 3.500 encanadores capacitados em todo o Estado

02/09/2013

Em 14 anos, curso formou mão de obra especializada e criou oportunidades para geração de emprego e renda aos participantes

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já capacitou 3.559 encanadores nas cidades onde executa obras para implantar ou ampliar os sistemas de coleta e tratamento de esgoto. A formação, em parceria com prefeituras, agências do Trabalhador e com o Sesi em todo o Estado, é oferecida nos cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Socioambiental. 

O objetivo é formar mão de obra especializada em ligações de esgoto na própria comunidade para atender a demanda gerada pelas obras da Sanepar. “Os moradores vão precisar contratar profissionais que saibam fazer, corretamente, a ligação entre o imóvel e a rede coletora que a Sanepar está implantando”, destaca o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Péricles Weber.

No curso são abordados temas relacionados ao uso racional da água, processos de tratamento da água e esgoto, verificação e identificação de vazamentos hidráulicos nos imóveis, limpeza de caixa-d’água, postura profissional e, de forma especial, os procedimentos adequados para executar corretamente as ligações de esgoto. O curso também cria oportunidades e incentiva os trabalhadores a buscar novas fontes de renda, pois eles ficam sabendo em quais regiões da cidade devem oferecer seus serviços.

EM TODO O PARANÁ – Dividido em partes teórica e prática, o curso em Altônia, por exemplo, contemplou a residência de Jorge Martins de Matos, com uma ligação intradomiciliar. Morador da Rua Belém, no Jardim Panorama, Matos gostou muito de ter sua casa ‘invadida’ pelos 18 profissionais participantes da capacitação. “É muito bom saber que a ligação de esgoto na minha casa foi executada por profissionais de primeira qualidade”, brinca.

Entre os profissionais que estiveram na casa do Jorge Matos, aprendendo na prática a executar a correta ligação de esgoto, estava Alceu Damaceno de Oliveira, de 44 anos de idade, que nos últimos 15 anos trabalha como encanador. “Reciclei meus conhecimentos porque aprendi tudo o que sei trabalhando. Também descobri que o que era difícil executar no passado, agora é bem mais fácil”, afirma.

Valdecir dos Santos atua há dois anos como encanador em Foz do Iguaçu e foi um dos profissionais que participaram do curso. Ele já está trabalhando em ligações de esgoto no bairro Vila C. “Como no bairro tem muito desnível, é difícil trabalhar. No curso a gente sempre aprende muito”, ressaltou.

Em Pato Branco, o pintor e pedreiro Clóvis de Oliveira fez o curso para aprimorar sua profissão. “Aprendi muitas coisas que eu não fazia ideia que seriam necessárias, como as técnicas para limpar a caixa-d’água”, comenta. Ainda em Pato Branco, Álvaro Bertol, de 32 anos, que é encanador há dois anos, quis aprender a teoria da sua profissão para melhorar o seu trabalho. Segundo Álvaro, a postura profissional foi um dos destaques do curso. “Saber a maneira adequada de se apresentar e tratar o cliente faz toda a diferença na contratação de um serviço”, afirmou. Álvaro recomenda o curso para os colegas da profissão. “Aprendemos a calcular adequadamente as medidas das tubulações e a utilizar as peças de conexão de forma correta. Os milímetros de diferença podem causar muitos transtornos”, explica.

 

 

Galeria

  • Álvaro: "Aprendemos a calcular adequadamente as medidas das tubulações e a utilizar as peças de conexão de forma correta"
  • Valdecir dos Santos é encanador em Foz do Iguaçu e foi um dos profissionais que participaram do curso
  • Alceu Damaceno disse que atualizou seus conhecimentos