Notícias

Poço produz 900 mil litros de água por dia e deve suprir a demanda das duas cidades

Novo poço entra em operação na cidade de Pranchita

23/07/2020

Com essa unidade, a Sanepar aumenta produção de água e contribui para a suspensão do rodízio no abastecimento

A Sanepar coloca em operação o novo poço perfurado em Pranchita. A partir desta quinta-feira (23), a unidade passa a injetar no sistema 900 mil litros de água por dia, garantindo o atendimento aos moradores da cidade. Com esse poço, melhoram também as condições do abastecimento para a cidade de Santo Antônio do Sudoeste, uma vez que os sistemas operam de forma integrada. As obras de perfuração do poço iniciaram em janeiro deste ano e estavam previstas para serem concluídas no mês de agosto. Porém, com esforço e determinação, a Sanepar conseguiu a antecipação desse prazo. Com a entrada em operação deste poço, a Sanepar suspende o alerta de rodízio no abastecimento de água nas duas cidades.

O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, comemora a antecipação na operação do poço. “A Sanepar, que fez todos os esforços para manter o fornecimento de água para a população, também se empenhou para que o novo poço pudesse integrar o sistema o quanto antes, garantindo o fornecimento de água em quantidade, qualidade e regularidade”, explica Renato.

As obras de perfuração e de interligação desse poço foram feitas emergencialmente para poder suprir a demanda de água das duas cidades. Os poços, instalados em Santo Antônio do Sudoeste, perderam suas vazões em razão da prolongada estiagem que atinge o Paraná. Com a falta de chuvas regulares, os mananciais entram em 2020, e perduram até agora, com volumes de água abaixo da normalidade. Algumas medidas operacionais foram adotadas, inclusive, a utilização de caminhões-pipa para complementar o abastecimento. Porém, essas ações não foram suficientes para a recuperação dos níveis e vazões. A alternativa encontrada foi a contratação de obras de implantação de mais um manancial para garantir que as duas cidades tenham regularidade no fornecimento de água.

Com 225 metros de profundidade, o poço passa a fornecer água para Pranchita, enquanto os outros dois poços irão abastecer Santo Antônio do Sudoeste. Os sistemas de abastecimento vão permanecer integrados para assegurar o abastecimento nas duas cidades em qualquer eventualidade.

INVESTIMENTO -O valor do investimento nessa ampliação foi de mais R$ 1,7 milhão. Além da perfuração do poço, foram instaladas as unidades de tratamento e elétrica. Para o transporte da água foram assentados 1.332 metros de tubulação, que vai do tratamento até o reservatório em Pranchita.

APOIO– O gerente lembra também que a compreensão e a colaboração de todos foram fundamentais para os sistemas superassem essa crise. “Precisamos agradecer o apoio do Poder Público de Pranchita e de Santo Antônio do Sudoeste, dos veículos de comunicação que nos ajudaram a divulgar as informações diárias e aos moradores das duas cidades por contribuírem com o uso racional da água nos momentos mais críticos”, destaca Bueno.

Galeria

  • Poço produz 900 mil litros de água por dia e deve suprir a demanda das duas cidades
  • Poço produz 900 mil litros de água por dia e deve suprir a demanda das duas cidades
  • Poço produz 900 mil litros de água por dia e deve suprir a demanda das duas cidades
  • Poço produz 900 mil litros de água por dia e deve suprir a demanda das duas cidades