Notícias

Novo poço amplia produção de água em 250 mil litros e até o fim da obra em 800 mil litros

Novo poço leva tranquilidade aos moradores do distrito de Novo Sarandi

03/03/2021

Ao fim das obras, Sanepar terá aumentado em 160% a capacidade de produção de água do sistema

Muitos mananciais de abastecimento, principalmente os subterrâneos, ainda sofrem com os efeitos da estiagem prolongada que atingiu a região Oeste do Paraná, desde 2019. O poço que abastece os moradores do distrito de Novo Sarandi, no município de Toledo, é um exemplo disso. Ele perdeu 20% de sua vazão, comprometendo o sistema de abastecimento da localidade. Para solucionar o problema, a Sanepar acaba de colocar em operação um novo poço, que amplia em 50% a capacidade de produção de água do sistema e garante o abastecimento para a população.

O gerente regional da Sanepar, Eduardo Arrosi, diz que com a perda do volume de água, o sistema precisou ser atendido com auxílio de caminhões-pipa. “Enquanto isso, a Sanepar agilizou o processo de interligação do novo poço para garantir que fosse extraída água em quantidade suficiente para atender as necessidades da população”.

O poço que estava trabalhando conseguia produzir apenas 500 mil litros de água por dia, volume insuficiente para atender a demanda. Desde a última semana de fevereiro, o sistema ganhou o incremento diário imediato de mais 250 mil litros. Ao término de todas as obras de interligação, o poço poderá produzir 800 mil litros de água por dia, garantindo o abastecimento da comunidade pelos próximos anos. A conclusão definitiva da interligação está prevista para janeiro de 2022.



Galeria

  • Novo poço amplia produção de água em 250 mil litros e até o fim da obra em 800 mil litros
  • Novo poço amplia produção de água em 250 mil litros e até o fim da obra em 800 mil litros
  • Novo poço amplia produção de água em 250 mil litros e até o fim da obra em 800 mil litros