Notícias

Novos prêmios e destaque entre as melhores do país

28/11/2012

As unidades da Sanepar de Cornélio Procópio, Campo Mourão e Toledo se destacaram na entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), em Vitória, no Espírito Santo, nessa terça-feira (27). Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o PNQS reconhece a excelência da gestão em saneamento em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Sociedade, Clientes, Informações e Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados. A Sanepar coleciona 32 troféus e diplomas de distinção desde 1997, primeira edição do PNQS.
A Unidade Regional de Cornélio Procópio recebeu troféu Prata, na categoria Nível II, e apresentou, durante seminário de benchmark, a prática de identificação de melhorias de processos, que compreende levantamento de informações junto aos empregados e equipes de campo, a realização de pesquisa de opinião, feedback de parceiros internos, o diagnóstico operacional anual e auditorias de gestão e processos. O maior objetivo é a satisfação dos clientes.
Premiada com o troféu Bronze (Nível I), a Unidade Regional de Campo Mourão destacou as ações ambientais, demonstrando a utilização da Planilha de Aspectos e Impactos (PAI), que identifica e controla parâmetros sociais e ambientais na empresa. A ferramenta de qualidade auxilia no planejamento de ações relacionadas a gestão de lodo de esgoto, às práticas de educação ambiental e às melhorias de sistemas e processos.
A Unidade Regional de Toledo foi reconhecida com "Distinção", no Nível I, pelas práticas de redução de vazamentos, manutenção preventiva nas redes de esgoto e redução de riscos para leituristas.
“Uma vez mais podemos nos orgulhar do nosso trabalho, reconhecido por quem mais entende do assunto na América Latina”, destaca o diretor de Operações da Sanepar, Paulo Alberto Dedavid. “É um prêmio que deve ser estendido não só a todos os nossos empregados, mas também aos nossos clientes, que têm a certeza de contar com os serviços de uma das melhores empresas de saneamento,” salientou.
Para o gerente regional de Cornélio Procópio, Bráulio Leonel, o terceiro PNQS conquistado pela unidade representa “o reconhecimento do trabalho e do engajamento dos empregados em relação a busca da excelência.” A unidade já foi contemplada com o troféu Bronze, na categoria Nível I, em 1997 e em 2011. “A utilização da metodologia permite o desenvolvimento de práticas que contribuem para a melhoria dos processos”, destacada.
O representante de Campo Mourão, Luiz Carlos Arantes, destaca a importância do prêmio como um fator de valorização dos empregados. “Para a unidade é uma comprovação de que os trabalhos estão sendo realizados dentro da premissa de busca de melhoria constante. Nosso foco é atender o cliente sempre bem e com qualidade, buscando sua satisfação”.
“Este reconhecimento é um incentivo para avançarmos cada vez mais, buscando no nosso dia a dia melhorar nossas práticas”, comenta o gerente regional de Toledo, Fabio Leal Oliveira.

Inovação – A Sanepar também foi destaque entre os 10 melhores cases de sucesso das empresas de saneamento do Brasil, dos 47 cases apresentados no IX Seminário Inovação da Gestão em Saneamento – IGS. O projeto Gestão da Rede Coletora de Esgoto – Revitalização de Rios Urbanos, elaborado por Rafael Cabral Gonçalves e Jefferson Skroch, foi aprestando por Jefferson na segunda-feira (26).
O projeto tem o rio como indicador da eficiência da rede coletora de esgoto, e foi iniciado em 2011 nos rios Uvu e Belém, em Curitiba. Com vistas a reduzir custo e tempo no diagnóstico operacional, tradicionalmente realizado por telediagnóstico ou vistorias em pontos das redes, o projeto já replicado em oito rios das cidades de Curitiba, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Em 2013, o Rios Urbanos será implementado em toda a Sanepar.
“O projeto está baseado na percepção da população sobre o rio, em relação ao aspecto visual e ao odor. Após a despoluição do rio, contamos com o monitoramento participativo, que é viabilizado pela preparação de agentes da comunidade pela equipe de Educação Ambiental da Sanepar”, resume Jefferson.  “Nossa meta é atingir e manter um parâmetro de 5 mililitros por litro de oxigênio dissolvido na água, o que indica a condição de rio limpo”, destaca.

Missão Internacional – Os ganhadores do PNQS/2012 viajam em dezembro para visitas técnicas a empresas de saneamento no Canadá. A missão de estudos é patrocinada pela ABES e prevê a apresentação das empresas que conquistaram o prêmio desta edição.

PNQS 2013 – A Sanepar deverá sediar a entrega do PNQS 2013. A candidatura da empresa foi aceita pela ABES; a definição sobre a realização do evento em Curitiba deve sair em janeiro.

Galeria